O Flamengo lançou oficialmente, nesta quarta-feira (9), sua nova terceira camisa para a temporada. O uniforme tem uma coloração que pode mudar de tom de acordo com a luz, mas o que causou repercussão mesmo foi uma faixa vermelha incluída na versão apresentada pelo clube.
É que a tarja não estava presente na camisa quando ela passou pela aprovação do Conselho Deliberativo. Também não está incluída nos materiais de divulgação oficial do uniforme por parte da fornecedora de material esportiva do Rubro-Negro, a Adidas, nem na loja da parceira.
A situação gerou diferentes desgastes nos bastidores. No Flamengo, entre os conselheiros, o entendimento é que a diretoria passou por cima do órgão e, consequentemente, do estatuto ao lançar a camisa com a faixa, já que ela não foi aprovada – e sequer avaliada nessa instância.
Segundo apurou a ESPN, a Adidas também não teve participação na decisão, tomada pelo clube. A tarja é feita em conjunto com a aplicação dos patrocínios, sem relação com a fornecedora.
A versão da camisa vendida pela Adidas, por exemplo, é limpa, sem qualquer patrocinador, portanto também sem a faixa vermelha, que só poderá ser incluída em comercializações do próprio clube. É o mesmo que já acontece com os modelos 1 e 2, também comercializados sem parceiros.
A tarja, claro, também repercutiu entre os torcedores, que perceberam a diferença entre os modelos. Muitos usaram as redes sociais para manifestar incômodo com a presença da faixa vermelha.
A ESPN entrou em contato com Flamengo e Adidas, que afirmaram que não irão se posicionar sobre o tema.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Athletico-PR (C) – 13/09, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
-
Goiás (F) – 20/09, 19h (de Brasília) – Brasileirão
-
São Paulo (F) – 17/09, 16h (de Brasília) – Copa do Brasil