A não reapresentação de Gabigol após as partidas das Eliminatórias gerou um mal-estar entre o jogador e o Flamengo. Na manhã desta quinta-feira, o clube informou em comunicado que ainda aguarda a presença do atacante em Curitiba, onde a equipe enfrenta o Coritiba, pela Copa do Brasil. Segundo o site ge, uma punição já é avaliada.

O desacordo entre o Flamengo e seu maior artilheiro se dá por conta de uma suposta lesão detectada ainda a serviço da seleção brasileira. Há um desalinho entre a CBF, que constatou um edema muscular na coxa do camisa 9, e o clube rubro-negro, que pretende que o jogador faça exames complementares.

“Gabriel Barbosa descumpriu a determinação de se apresentar na última quarta-feira (09.06), em Curitiba, impossibilitando a avaliação do Departamento Médico do Flamengo. O clube ainda aguarda a reapresentação do atleta”, diz a nota rubro-negra.

O jogador, que chegou a aparecer entre os relacionados para a partida desta noite, reclamou de dores na perna direita após o duelo da seleção com o Paraguai, na última terça-feira. O departamento médico da CBF o submeteu a exames em São Paulo que constataram um edema, mas o Flamengo considera o resultado “inconclusivo”.

Mais cedo nesta quinta, a assessoria do jogador alegou em nota que os departamentos médicos de Flamengo e CBF haviam compartilhado exames e os diagnósticos do edema e que o rubro-negro vetara sua presença na partida contra o Coritiba. A equipe afirma que Gabi se prontificou a fazer os exames em São Paulo visando a evitar o desgaste de uma viagem a Curitiba após a partida. “Com a decisão, ele segue em tratamento e se apresentará amanhã (sexta-feira) à seleção brasileira, data marcada a todos os convocados para a Copa América”, diz o comunicado.

O elenco rubro-negro está em um momento delicado: além de Gabigol, Everton Ribeiro, Isla e Arrascaeta irão disputar o torneio continental e desfalcar o time a longo prazo; Pedro e Gerson, que defenderam a seleção olímpica em amistosos, estão dispensados da partida desta noite. Rodrigo Caio, que sentiu dores no joelho com a seleção, também está fora.