Por Venê Casagrande
Embora não tenha conquistado títulos de expressão (há chance de ganhar o Brasileiro deste ano), a gestão de Eduardo Bandeira de Mello vai ficar marcada por melhorar as estruturas do CT Ninho do Urubu. No final de julho, o clube iniciou mais um processo de evolução. A diretoria decidiu reestruturar o Centro de Inteligência e Mercado (CIM) e contratou Sandro Orlandelli, scouter do Manchester United, da Inglaterra, para prestar consultoria ao time carioca no final da temporada 2018.
Sandro Orlandelli iniciou os trabalhos no Flamengo quando a diretoria negociava a contratação do atacante Vitinho. A principal missão do profissional no Rubro-Negro vai ser planejar o elenco para a próxima temporada. As estratégias estão sendo traçadas desde então e ocorre a todo vapor. O scouter está mapeando o mercado nacional e internacional para que, ao final do ano, após uma análise das necessidades, ele possa apresentar as opções à diretoria.
As categorias de base não vão ser esquecidas. Sandro, assim como irá fazer para o elenco principal, vai ficar de olho em jovens talentos que possam ser levados para o Ninho do Urubu. A princípio, Orlandelli tem contrato com o Flamengo até o fim do ano. No início de 2019, a diretoria vai avaliar uma extensão de vínculo com o profissional, que também trabalhou por nove anos como head coach do Arsenal, da Inglaterra.
E O BIASOTTO?
Marcos Biasotto, então responsável pelo Centro de Inteligência, está mais focado na gerência interna, ajudando com processos internos, como renovação de contrato e elaboração de orçamentos. A chegada de Sandro Orlandelli ao Flamengo ocorreu por conta da insatisfação com o resultado da área nas últimas janelas de transferência. Biasotto chegou ao Rubro-Negro em 2013 e também coordenou mudanças na categoria de base do clube.
