Corinthians e Flamengo se enfrentaram nesta quarta-feira (26), na Arena Itaquera, pela semifinal da Copa do Brasil. A equipe carioca novamente mostrou pouca efetividade e acabou derrotada pelo time paulista, por 2 a 1. O resultado deixa o Rubro-Negro com possibilidades de título somente no Campeonato Brasileiro, no qual ocupa a 4ª colocação, com três pontos de diferença para o São Paulo, líder da competição.
O JOGO
A bola rolou em Itaquera com o Corinthians indo pra cima do Flamengo. Diferentemente do primeiro jogo, o time paulista buscou tomar as ações da partida e tentar furar a defesa rubro-negra.
A primeira chegada, porém, foi do Fla. Aos 10 minutos, Everton Ribeiro tabelou com Trauco pela esquerda, entrando na área adversária. A defesa corinthiana acabou afastando o perigo, colocando a bola para linha de fundo. A resposta da equipe da casa veio logo depois, aos 11, após cruzamento perigoso de Fagner. Diego Alves, no entanto, conseguiu a defesa.
Tentando novamente trabalhar a bola no meio de campo para surpreender o Rubro-Negro, o Corinthians manteve a pressão e abriu o placar aos 13 minutos da primeira etapa. Jadson recebeu bola no meio e fez belo cruzamento para Danilo Avelar, livre na esquerda da defesa do Flamengo. O lateral apenas teve o trabalho de tocar para o fundo da rede.
Com o gol, o Mengão teve que ir pra cima do adversário e deixou tudo igual logo aos 17 minutos. O lateral-direito Pará chegou pela direita e cruzou para a área. A bola acabou desviando no zagueiro Henrique, matando qualquer possibilidade de defesa de Cássio.
O Rubro-Negro tentava pressionar, mas esbarrava na boa marcação do adversário, que sentiu o gol de empate. Aos 32, mais uma nova chance para o Fla e para Henrique Dourado. O centroavante recebeu passe na frente, livre, e arrematou sem chances para Cássio. A jogada, porém, foi prontamente foi parada pelo assistente, que assinalou impedimente do camisa 19.
O clube da Gávea continuou exercendo pressão e chegou novamente aos 39 minutos. Diego Ribas cruzou na área para Everton Ribeiro. Apesar da baixa estatura, o camisa 7 tocou de cabeça para o meio da área, encontrando Dourado, que desviou. A bola acabou desviada pela zaga corinthiana.
Os primeiros 45 minutos foram de domínio do Flamengo, mas novamente com pouca efetividade no ataque. A equipe da casa, ademais, surpreendeu e mostrou uma postura de jogo diferente da apresentada no embate de ida, no Maracanã, mas recuou após o gol de empate, deixando espaços para o time carioca armar as jogadas.
O Flamengo iniciou a etapa complementar tentando exercer pressão, que já vinha acontecendo no primeiro tempo. Paquetá trocou passes com Diego, aos 15, na entrada da área e arriscou. A bola passou com muito perigo à meta defendida por Cássio.
O Corinthians logo respondeu, aos 17, em contra-ataque rápido. Gabriel avançou pela direita e chutou cruzado, para a boa defesa de Diego Alves, não cedendo rebote.
Pressionando, mas sem efetividade no ataque, o Rubro-Negro sofreu duro golpe aos 23 minutos. Pedrinho, que havia entrado minutos antes, recebeu no meio e arrematou à meia altura. Diego Alves se esforçou, mas a bola entrou no canto esquerdo do goleiro.
O terceiro da equipe adversária ainda esteve próximo de acontecer, aos 30 minutos, com Henrique. Jadson cobrou falta na área, para a boa subida do zagueiro corinthiano, que desviou com muito perigo.
O gol deixou o Fla ainda com mais dificuldades de criar chances reais para empatar o jogo. Apesar de muita posse de bola, o que se via era um time novamente pouco efetivo no ataque. Prova disso foi a substituição de Henrique Dourado, apagado na partida, e a entrada de Lincoln.
O jovem atacante teve oportunidade de marcar, aos 42. O camisa 29 trocou passes com Marlos Moreno, recebeu na área e escolheu o canto, mas acabou travado pela marcação do time paulista.
O Flamengo ainda teve última chance para o empate, já nos acréscimos, após falta cobrada por Trauco. A bola, no entanto, caprichosamente bateu na trave, dando números finais à partida.
Com a eliminação, o Rubro-Negro tem apenas o Brasileirão para tentar buscar o único título da temporada. A equipe carioca volta a campo no próximo sábado (29), para enfrentar o Bahia, na Arena Fonte Nova. A bola rola em Salvador às 21h (horário de Brasília).