O Flamengo é conhecido por ser um clube que revela grandes jogadores das categorias de base ao mundo do futebol. Não à toa, o Mais Querido lidera o ranking entre as equipes brasileiras que mais lucra com a venda de atletas desde 2013.
Nos últimos dez anos, o Flamengo faturou 288,1 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) com a transferência de jogadores formados no Ninho do Urubu a outros clubes. Com isso, o Mais Querido aparece na frente de times como Santos, São Paulo e Palmeiras. O levantamento foi feito pelo portal ‘Transfermarket’.
VEJA RANKING (DESDE 2023)
1º – Flamengo: 288,1 milhões de euros
2º – Santos: 270,6 milhões de euros
3º – São Paulo: 258,2 milhões de euros
4º – Palmeiras: 227,3 milhões de euros
5º – Grêmio: 213,9 milhões de euros
6º – Corinthians: 202,9 milhões de euros
A venda que mais colaborou com a liderança do Flamengo no ranking foi a de Vinicius Júnior, em 2018, para o Real Madrid (ESP). A transferência do cria do Ninho gerou uma receita de 45 milhões de euros (R$ 237,3 milhões) ao Rubro-Negro. Além disso, o acordo com o clube espanhol foi o maior da história do Mengo.
No time atual, jovens como Victor Hugo e Matheus França estão entre os que mais despertam interesse no mercado e, em breve, podem aumentar a lista. Entretanto, o foco deles agora é no Flamengo, que se prepara para enfrar o Red Bull Bragantino às 21h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22), no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como de costume, o Coluna do Fla fará a transmissão através do YouTube.