Apesar de ter sido anunciada nesta quinta-feira, a lista dos 18 relacionados para defender a seleçao masculina de futebol nos Jogos de Tóquio ainda não é página virada. Isso por causa da decisão da comissão técnica de convocar Pedro a contragosto do Flamengo. A diretoria rubro-negra, que se antecipou ao anúncio e decidiu nao ceder o jogador, não voltou atrás. O GLOBO apurou que a liberação do centroavante segue vetada pelo clube.

A inclusão de Pedro foi a principal surpresa da relação ao lado do veterano Daniel Alves. Embora o Flamengo não tenha se manifestado publicamente, sua posição já era conhecida pelo técnico Andre Jardine e pelo coordenador Branco. Este justificou a convocação citando a importânccia técnica do atacante.

– A gente trabalha e sempre trabalhou neste projeto visando a questão técnica. O Flamengo tem uma posição, e a gente tecnicamente tem outra. O Pedro é um jogador importante no processo olímpico, um jogador que nos últimos dois jogos fez 3 gols. Espetacular. Tem uma vontade enorme de defender o Brasil. Nossa mentalidade é de escolher os melhores e o Pedro está entre os melhores jogadores do Brasil neste momento – argumentou Branco.

Por não se tratar de uma competição realizada durante a data Fifa, o Flamengo não é obrigado a ceder seus jogadores.Durante os Jogos de Tóquio, não só o Brasileiro estará em curso como voltarão os jogos da Libertadores e da Copa do Brasil. Branco diz que houve o cuidado de não prejudicar os clubes. Contudo, afirmou que é preciso montar uma seleção forte para “não passar vergonha”.

– Desde o início citamos e temos que frisar a compreensão dos clubes, presidentes, técnicos. André foi muito feliz em dizer que a seleção olímpica é muito particular. Até porque a competição não é em data Fifa. Temos que ter a compreensão para formar uma seleção forte, senão a gente passa vergonha. Se não fossem os clubes cedendo os atletas de qualidade e competência, não teríamos uma seleção forte. Sei que cada clube tem seus interesses, quer ficar mais forte no campeonato. Mas disputar uma Olimpíada é sonho de atleta. Muitos gostariam de estar nessa lista. Negociações não foram fáceis no Brasil, assim como fora – disse o coordenador.

Caso o Flamengo não libere Pedro, Jardine terá que escolher um substituto que esteja dentro da pré-lista de 50 nomes. O treinador, todavia, recusou-se a falar sobre esta possibilidade quando perguntado quem seria o suplente do atacante do Flamengo.

– O 19º jogador eu vou ficar devendo. Guardo na manga. Por enquanto, temos o 18º, que são os 18 da lista.