Flamengo não vence o ‘favorito’ River Plate há 24 anos

Adversário mais difícil pela frente na Libertadores de 2018, o Flamengo não vence o River Plate há 24 anos. O Rubro-negro fez as últimas partidas contra o rival argentino no ano 2000, pela Copa Mercosul. Na ocasião, foram quatro jogos, sem nenhuma vitória, nem no Maracanã.

Pela Libertadores, o encontro é mais antigo, mas não menos traumático. Em 1993, o Flamengo venceu no Rio, pela última vez, mas perdeu no Monumental de Nuñez. Dois anos antes, venceu no Maracanã pela mesma competição, mas também foi derrotado fora de casa.

Atuando na Argentina, a última vitória foi em 1982, pela Libertadores, por 3 a 0, com o time do título mundial em campo. Gols de Zico, Lico e Nunes. No mesmo ano, no Maracanã, um 4 a 2 no jogo de volta também com gol de Zico, com Junior, Tita e Ronaldo Marques completando o placar.

Antes disso, a história do confronto chega na década de 1960, com equilíbrio em cinco amistosos internacionais: Três vitórias do Flamengo e duas do River Plate.

Nos dias atuais, o gigante argentino, o tricampeão da Libertadores começou sua retomada em 2014, quando foi campeão da Copa Sul-Americana e voltou à principal competição do continente. Desde então, oscila grandes campanhas e participações aquém do esperado.

O título sobre o Tigres em 2015, já sob o comando de Marcelo Gallardo, coroava o bom momento. Mas o atual campeão foi eliminado nas oitavas de final em 2016. A má impressão durou até uma virada histórica este ano, sobre o Jorge Wilsterman. Após perder o jogo de ida por 3 a 0, fez 8 a 0 na Argentina. Entretanto, o ar de favorito parou no coirmão Lanus na semifinal. No plantel atual, tem como destaques o zagueiro Maidana e o atacante Scocco.

‘GOL DO EMELEC’, TRAUMA RECENTE

A trágica eliminação na primeira fase da Libertadores de 2012 teve o Emelec como vilão indireto. Ao vencer o Olimpia, do Paraguai, o time equatoriano fez com que a vitória do Flamengo sobre o Lanús no Engenhão não servisse de nada. A declaração de Leo Moura após aquela partida até hoje rende memes na internet.

Apesar de traumática, a queda naquela ocasião não traduz o retrospecto entre as equipes. O último encontro, aliás, foi em 2014, com duas vitórias do Flamengo, no Maracanã e no George Capwell, também pela Libertadores.

O time então campeão da Copa do Brasil acabou eliminado também na primeira fase, assim como em 2012. Na ocasião anterior, perdeu no Equador (única derrota na Libertadores) e venceu no Maracanã.

O total de sete duelos na história tem ainda três amistosos internacionais na década de 1960, com duas vitórias do Flamengo e um empate.

Sob o comando do uruguaio Alfredo Arias desde 2016, o Emelec é atual campeão equatoriano em 2017 e chega como terceira força do grupo do Flamengo.

O histórico do Flamengo contra o River Plate

Jogos: 15

Vitórias: 7

Empates: 2

Derrotas: 6

Gols marcados: 25

Gols sofridos: 21

Confrontos do Flamengo contra o Emelec

Jogos: 7

Vitórias: 5

Empates: 1

Derrotas: 1

Gols marcados: 15

Gols sofridos: 9

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-nao-vence-favorito-river-plate-ha-24-anos-22220131

Share this content: