O mercado interno de transferências nunca esteve tão agitado no futebol brasileiro. Flamengo, Palmeiras e São Paulo protagonizaram algumas contratações e quebraram recordes. Principalmente pela atuação dos dois paulistas.
As transações de Rodrigo Caio, no Flamengo, Zé Rafael, Matheus Fernandes, no Palmeiras, e Pablo, no São Paulo, por exemplo, já movimentaram R$111,7 milhões. E vale lembrar que tudo isso aconteceu apenas em dezembro. Ou seja, novas negociações devem acontecer após a virada de ano.
A título de comparação, os nove primeiros meses de 2018 movimentaram apenas R$300 mil a mais que dezembro. Segundo relatório da CBF, em todo 2017 foram R$81,3 milhões. Já em 2016, menos ainda: somente R$69 milhões.
A mudança de postura, valorizando mais o mercado interno do que o externo, tem a ver com o aumento do poder financeiro das equipes. Flamengo e Palmeiras já ficaram conhecidos nos últimos anos como os clubes “ricos” do Brasil. No entanto, até o momento, a maior contratação foi por parte do São Paulo.
O tricolor desembolsou cerca de R$26,5 milhões pelo atacante Pablo, destaque do Athletico Paranaense. Valor pouco acima dos R$22 milhões que receberá do Flamengo pelo zagueiro Rodrigo Caio.
O Palmeiras, campeão brasileiro de 2018, foi o que mais gastou. Foram R$14,5 milhões e R$15,5 milhões investidos em Zé Rafael e Matheus Fernandes, respectivamente. Já Arthur e Marcos Rocha foram um pouco mais barato: R$5 e R$8 milhões, respectivamente.
Outras negociações que merecem ser mencionadas são as de Sornoza, do Fluminense para o Corinthians, por R$11,1 milhões. E também Guga, do Avaí para o Atlético-MG, por R$8 milhões.
LEIA MAIS

Edmilson Lani é o responsável editorial do Flamengo RJ. Atua na curadoria, revisão e publicação de conteúdos do site, acompanhando de perto o noticiário do clube, os bastidores, o mercado da bola, os jogos e as análises do dia a dia. O site também utiliza fluxos de automação e ferramentas de apoio editorial no processo de produção, sempre sob supervisão humana sobre o conteúdo publicado.