Em primeiro lugar com 71 pontos, o Flamengo enfrenta o São Paulo, às 21h30, no Morumbi, pela última rodada do Brasileiro. O rubro-negro vai em busca do bicampeonato consecutivo do Brasileiro pela segunda vez, repetindo feito de 1982 e 1983, mas o número total de títulos nacionais é alvo de controvérsias. Afinal, caso vença o tricolor, o Flamengo será hepta ou octacampeão?

De Jorge Jesus a Ceni:Flamengo vai em busca da glória após ano acidentado

O rubro-negro tem sete taças na sede da Gávea: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019. Essa é a contagem na qual a torcida, dirigentes e, de certo modo, a CBF consideram oficial. Já a Justiça encara a situação de outra forma, excluindo o título de 1987 da relação.

Devido a uma crise, a CBF abriu mão de organizar o Brasileirão daquele ano, pela primeira vez desde 1959. Então, coube ao hoje extinto Clube dos 13 tomar as rédeas e criar a Copa União, que o país acompanhou como o Brasileirão do ano e viu o Flamengo sair vencedor.

A CBF voltou ao cenário porque criou o regulamento que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo amarelo (a segunda divisão). O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento.

A confusão aumentou de proporção quando Eurico Miranda, à revelia dos demais clubes, aceitou o acordo com a CBF e assinou o regulamento com o cruzamentos dos módulos. O Clube dos 13 manteve a posição de recusa à proposta e o campeonato se desenrolou.

Clima de decisão: Rocinha faz homenagem ao Flamengo com projeção no Morro Dois Irmãos

Na parte decisiva, a recusa do Flamengo foi compartilhada pelo Internacional, finalista derrotado da Copa União. Tanto é que ambos não apareceram para os jogos contra Sport e Guarani, respectivamente. Levaram W.O. Na final do Brasileirão, segundo desenho da CBF, o Sport fez dois jogos contra o time de Campinas. No primeiro, empate por 1 a 1. No segundo, vitória pernambucana por 1 a 0. A CBF proclamou o Sport campeão.

Volta da polêmica

Depois de uma batalha judicial ao longo dos anos, que passou por diversas instâncias judiciais, a discussão sobre o número de títulos do Flamengo mais uma vez voltou à tona em 2019, ano de nova conquista rubro-negro. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que o título de 1987 deveria ser exclusivo do Sport. Por ser uma decisão da principal entidade jurídica do país, o Flamengo de 2019 deveria ser considerado hexa. Com isso, caso a vitória deste ano venha a se concretizar, juridicamente, o clube será heptacampeão.

Por outro lado, naquele mesmo ano, a CBF também opinou na decisão e explicitou que se a decisão fosse de responsabilidade do conselho esportivo, ambos times seriam considerados campeões.

Melhor da década na Série A:separados por um ponto, Flamengo e Grêmio brigam pelo posto

“A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro” declarou a principal entidade esportiva do país.

Enquanto a bola não rola no Morumbi para selar o desfecho da temporada de 2020, a considerar o ranking validado pelas torcidas e a própria CBF, a lista de clubes com mais vitórias no Brasileirão fica nessa ordem:

10 – Palmeiras

8 – Santos

7 – Corinthians

7 – Flamengo

6 – São Paulo

4 – Cruzeiro

4 – Vasco

4 – Fluminense

3 – Internacional

2 – Bahia

2 – Botafogo

2 – Grêmio

1 – Athletico-PR

1 – Atlético-MG

1 – Coritiba

1 – Guarani

1 – Sport

Flamengo x São Paulo: onde assistir, horário, escalações e arbitragem