Flamengo poupa jogadores, mas bate o Nova Iguaçu com facilidade: 3 a 0

As chegadas de Conca e Rômulo passam uma compreensível impressão do DNA que o Flamengo busca em 2017: um time que comande as ações a partir do meio-campo, com posse de bola e talento para desequilibrar em passes verticais. Mas o time de Zé Ricardo mostrou neste sábado, na vitória por 4 a 0 sobre o Nova Iguaçu, com gols de Mancuello e Guerrero (dois de cada), que não deseja ver o repertório limitado a um modelo idealizado.

Sem o próprio Rômulo e o meia Diego, poupados, e ainda faltando alguns meses para a estreia de Conca, Zé Ricardo escalou uma equipe que, se não abdicou da posse de bola, também não fez dela seu principal ativo no duro gramado de Moça Bonita. Com Mancuello, Gabriel e Adryan formando um trio para servir Guerrero, o Flamengo apostou em transições rápidas, tanto de volantes se infiltrando pelo meio quanto de ultrapassagens dos laterais Pará e Trauco.

Márcio Araújo, eternamente contestado pela torcida, avançou fulminante logo aos quatro minutos e foi derrubado no limite da área do Nova Iguaçu. Foi um dos raros momentos em que as estrelas do meio-campo fizeram falta: sem Diego, o zagueiro Rafael Vaz se apresentou para a cobrança e deu um chute bisonho, fraco e longe do gol.

Menos mal que, aos 19, o time achou seu caminho pela esquerda. Adryan encontrou Trauco subindo à linha de fundo, e o lateral peruano cruzou rasteiro para Mancuello completar na segunda trave. Uma jogada com os elementos do modelo adaptado para ontem: transição rápida, ação pelas pontas e infiltração dos meias na área.

Aos 45, o roteiro se repetiu pelo outro lado. Márcio Araújo lançou Pará, que cruzou da direita. O goleiro Jefferson ficou indeciso na saída do gol e Guerrero agradaceu, completando de cabeça para a rede.

Mancuello faz golaço

Quem vai procurando aproveitar as experiências táticas neste início de ano é o meia Mancuello. Sem espaço no antigo 4-2-3-1 de Zé Ricardo, o argentino encontrou lugar na segunda linha do 4-1-4-1. Foi titular na goleada sobre o Boavista, no meio de semana, e se destacou na vitória deste sábado.

Depois de abrir o placar, Mancuello pareceu ganhar confiança e não parou de buscar jogo. De tanto confiar, Mancuello decidiu encarar a marcação na entrada da área, aos 11 minutos. Passou por um rival e soltou a bomba. Acertou o ângulo: golaço para fazer 3 a 0.

— Trabalhei esse chute na entrada da área nos treinamentos. Fui feliz — disse Mancuello, que aprova o rodízio no time titular. — Temos um planejamento da temporada, e o Carioca faz parte da preparação. O foco é manter a forma física.

Zé Ricardo aproveitou a folga no placar para seguir experimentando variações, e tirou o veloz Gabriel para lançar Leandro Damião ao lado de Guerrero no comando do ataque. Deu certo, ao menos contra um Nova Iguaçu já sem esperanças: Damião foi derrubado na área por Murilo Henrique e Guerrero converteu o pênalti aos 29.

Com a goleada deste sábado, o Flamengo deixou bem encaminhada a classificação para a semifinal da Taça Guanabara. Faltando dois jogos, o rubro-negro lidera seu grupo com os mesmos 9 pontos do Madureira, que venceu o Boavista por 1 a 0, mas tem vantagem no saldo de gols. Só quem pode alcançar a dupla é o Botafogo, que chega a 4 pontos se vencer o Macaé neste sábado, às 19h30m, no Estádio Nilton Santos.

Fonte: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-poupa-jogadores-mas-bate-nova-iguacu-com-facilidade-3-0-20876023.html

Share this content: