O Flamengo inaugurou na tarde desta sexta-feira (06), um busto em homenagem à Andrade, um dos grandes ídolos da história do clube. A estátua está localizada em frente ao museu do FlaMemória, junto com as representações de Adílio, Leandro e Nunes.
Após o lançamento do busto, Andrade relembrou os companheiros de time, agradeceu o carinho do clube e da torcida, e se emocionou.
– Agradeço aos meus colegas da geração inesquecível dos anos 80… Só tenho a agradecer a presença de todos vocês também… Quando garoto, a gente sonha com muita coisa. Vir jogar em um time grande como o Flamengo, ter grandes conquistas. Mas, daí ter um busto, eu jamais imaginei. Jamais acreditei um dia fosse ter um busto meu. Então, para mim, é um dia de satisfação, de muita alegria -, afirmou o ex-volante.
Andrade começou sua carreira profissional no Flamengo em 1974 e, em 1988, defendeu o Manto Sagrado pela última vez. O ex-volante foi campeão de tudo com o Mais Querido e conquistou os títulos da Taça Geraldo Cleofas Dias Alves (1976), Troféu Ramon de Carranza (1979/80), seis Taças Guanabara (1979, 80, 81, 82, 84 e 88), três Taças Rio (1983, 85 e 86), quatro Campeonatos Carioca (1979 2x, 1981 e 86), quatro Brasileiros (80, 82, 83, 87), uma Libertadores da América e um Mundial de Clubes – Copa Intercontinental – ambos em 1981.
Além de ter escrito seu nome na história do Flamengo pelos títulos conquistados quando jogador, Andrade também foi campeão como treinador. Em 2009, depois da saída de Carpegiani, Andrade, que era auxiliar técnico, assumiu o controle do Rubro-Negro. Na época, o Mais Querido disputava o Campeonato Brasileiro e não estava bem colocado na competição. Ao comando do ex-jogador, o Mengão foi pontuando rodada a rodada, chegou à liderança e se consagrou hexacampeão brasileiro.

Edmilson Lani é o responsável editorial do Flamengo RJ. Atua na curadoria, revisão e publicação de conteúdos do site, acompanhando de perto o noticiário do clube, os bastidores, o mercado da bola, os jogos e as análises do dia a dia. O site também utiliza fluxos de automação e ferramentas de apoio editorial no processo de produção, sempre sob supervisão humana sobre o conteúdo publicado.