O Flamengo tem um desequilíbrio entre o setor ofensivo e o defensivo, principalmente nas laterais. Um dos nomes mais marcados pela torcida, Rodinei não conseguiu emplacar no time rubro-negro as boas atuações dos tempos de Ponte Preta e deve deixar o rubro-negro em breve.
Apesar da boa atuação contra o Vasco, na final da Taça Rio, o lateral-direito não deve permanecer na equipe. O baixo desempenho e o gol perdido contra o cruzmaltino no primeiro Clássico dos Milhões da temporada foram o estopim para que a relação do jogador com a torcida ficasse insustentável.
Gostaria de ver alguma estatística, de quantos cruzamentos e quantas ultrapassagens o #Rodinei fez no jogo de hoje. Ele não cumpre bem nenhum papel de lateral, não dá opção para os meias nem para os pontas. Sempre mata as jogadas recuando a bola. #trcoluna
— Welliton Oliveira (@nigascom) 1 de abril de 2019
De acordo com o comentarista Jorge Nicola, da ESPN, o clube carioca rejeitou uma proposta do São Paulo pelo lateral. A resposta do Flamengo tende a ser momentânea e pode mudar no meio da temporada, caso Rafinha, do Bayer de Munique, apalavrado com o time, chegue à Gávea.

A diretoria não pretende liberar o jogador antes do meio do ano porque ficaria com apenas dois laterais, Pará e Klebinho, sendo o segundo ainda muito jovem e inexperiente para atuar em competições como a Libertadores e Copa do Brasil. O time paulista ainda não decidiu se vai ou não esperar pelo atleta.
Desta forma, o rubro-negro só vai liberar o lateral com a chegada de Rafinha ou de uma outra segunda opção para a posição. Com a vinda de Abel Braga, Rodinei perdeu a titularidade e vem atuando no time considerado alternativo do Flamengo.