Pedro foi convocado nesta quinta-feira para a Olimpíada de Tóquio mesmo após o Flamengo informar à CBF que não liberaria o jogador, pois não se trata de uma data Fifa. Com isso, o clube se organiza para uma batalha na justiça desportiva para preservar seus direitos. A diretoria deve entrar com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela liberação.

A diretoria já havia conversado com Pedro sobre a decisão de vetá-lo, temendo exatamente que a CBF o convocasse. Agora, espera que o desgaste causado pelo fato de o técnico André Jardine tê-lo incluído na lista que disputará os Jogos seja contornado.

No primeiro contato sobre o assunto, o atacante ouviu do vice de futebol Marcos Braz que o investimento de R$ 90 milhões em sua compra justifica a utilização neste momento de necessidade, já que não pode pleitear a liberação dos atletas convocados para a seleção principal – Gabigol e Éverton Ribeiro.

Pedro comemorou a convocação em postagem nas suas redes sociais, mas não há no clube qualquer temor de que ele force uma liberação, apesar do desejo de ir ao Japão.

O diretor Bruno Spindel comunicou a Pedro da decisão oficial na quarta-feira e enviou ofício à CBF informando que o Flamengo não liberaria nenhum jogador. A movimentação foi supervisionada pelo presidente Rodolfo Landim e pelo vice de relações externas, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que depois da convocação postou no Twitter um desabafo.

“Olimpíadas não é data FIFA. PSG nega Marquinhos e Neymar. CBF aceita. Palmeiras nega Weverton. CBF aceita. Flamengo nega Pedro, CBF convoca. Quem trabalha pelos clubes? Mais do mesmo”, publicou.

A ala do clube liderada por Bap mantém claro o desconforto com a CBF. A outra, mais ligada ao futebol, entende que cada parte da discussão está no seu direito e o Flamengo vai fazer valer o que nesse momento lhe convém. É aguardar cenas dos próximos capítulos.