O Flamengo foi derrotado pelo São Paulo neste domingo (1), por 4 a 1. Devido à falhas no ataque e na defesa, os comandados de Domènec Torrent perderam a chance de assumir a liderança da competição pela terceira vez. Os problemas defensivos ficaram ainda mais escancarados depois da atuação do sistema na partida de hoje. Com os quatro gols sofridos hoje, o Mais Querido, agora, tem a pior defesa entre os integrantes do G-6, com 25 tentos sofridos.
O sistema defensivo do Mais Querido não vem bem. Pelo Brasileirão, sofreu gols em todos os últimos cinco jogos, totalizando nove. Com o calendário da pandemia, o técnico catalão não repete a grande maioria de suas duplas de zaga, o que pode dificultar no entrosamento. Além disso, o sistema tem sido alvo de críticas, já que a amplitude do ataque deixa a defesa extremamente exposta, com recorrência em jogadas pelo lado do campo.
Visto isso, o sistema de Dome passará por um grande teste. Na próxima rodada do campeonato nacional, o Fla tem confronto direto diante do Atlético Mineiro, que tem o segundo melhor ataque da competição. Sem Rodrigo Caio por pelo menos duas semanas, o técnico rubro-negro buscará solidez defensiva diante do time dirigido por Jorge Sampaoli, que é conhecido por seu estilo ofensivo.
Virando a chave, o Mais Querido enfrenta o Athletico Paranaense, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Vale lembrar que o Fla joga pelo empate, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba. A partida acontecerá nesta quarta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã e terá transmissão do Coluna do Fla.