O Flamengo confia que Jorge Jesus vai permanecer no Brasil, apesar do assédio do Benfica. Mas a diretoria entende que há razões pessoais e profissionais que o fariam ceder ao interesse e retornar para Portugal.

Nos corredores do Ninho do Urubu, já se descreve um Mister balançado com os contatos de seu ex-clube. E principalmente pela proposta financeira, de valor igual a esperada no Flamengo, que não veio.

De Portugal chegou ao Rio no último sábado o advogado Bruno Macedo, e aqui encontrou o Mister tranquilo como centro das atenções do mercado outra vez. Mesmo às vésperas da final da Taça Rio, contra o Fluminense.

Jesus e a diretoria do Flamengo estão focados na partida e só devem falar no assunto após o resultado no Maracanã. É quando o clube vai apresentar o plano de recesso até o Brasileiro, se for campeão.

A ideia é dar entre sete e dez dias de folga até a retomadaa dos trabalhos. Nesse intervalo, Jorge Jesus pode ir descansar em Portugal e definir seu futuro. É esse o temor do Flamengo. De que perto de casa, tudo mude.

O que todos no clube e no entorno de Jesus admitem é que o lado pessoal pode ser decisivo para um adeus. Mas ele precisaria estar associado a atrativos profissionais robustos.

Além de estar perto de casa, o que o Flamengo entende que convenceria Jesus é um time muito competititvo e uma proposta financeira no padrão europeu, dois fatores que caminhariam lado a lado.

No Brasil, o Mister recebe em euro, mas abaixo do que gostaria. A oferta do Benfica é maior que a do Flamengo no contrato anual, sete milhões de euros contra quase quatro. Um pedido de aumento tão rápido é visto como improvável, já que os atletas ainda negociam manter a redução salarial.

Dar sua cara a uma equipe, trazer as peças, é algo que também atrai Jesus. No Flamengo, sua ideia de jogo já está consolidada, à espera das competições mais difíceis para colocá-la à prova.

Seu estafe e o próprio Mister entendem que havendo condições para um grande trabalho, de preferência que chame a atenção de grandes ligas na Europa, o projeto deve ser considerado. E esse é o argumento do Benfica.

No Flamengo, a meta é conquistar tudo novamente, e chegar ao Mundial de Clubes. Algo ainda distante. A questão do calendário nacional é tratada pela diretoria como improvável de facilitar a saída de seu comandante. Há, no clube, a indicação clara de que o Brasileiro e a Libertadores retornarão na atual temporada.

A dúvida é quando, já que em termos de compromissos com patrocinadores, a CBF e a Conmebol não duvidam de que entregarão as competições.A CBF confirmou ao GLOBO que a data de retomada será dia 8 e 9 de agosto. A Conmebol foi consultada e afirmou que segue projetando o mês de setembro para a volta da Libertadores.

Menos de um mês depois de renovar seu contrato, Jorge Jesus pode protagonizar uma nove novela no mercado brasileiro. Enquanto aguarda para ser protagonista novamente na beira do campo.