Flamengo vende transmissão para Portugal, exibe jogos para exterior e puxa fila para outros clubes

Em transmissões da FlaTV para o exterior, Flamengo mescla imagens de campo fornecidas pelo Grupo Globo com cobertura de repórteres próprios — Foto: Reprodução

Enquanto clubes de futebol brasileiros ainda avançam com a venda dos direitos de transmissão internacionais, o Flamengo tem aproveitado a boa fase no Campeonato Brasileiro para atender flamenguistas no exterior por duas vias. O clube tem vendido esses direitos para Portugal e feito a transmissão para o restante do mundo em suas redes sociais.

Em Portugal, em função do sucesso do técnico Jorge Jesus, o clube rubro-negro chegou a um consenso com o Canal 11. A emissora tem comprado os direitos de transmissão das partidas do Flamengo para o país, com contratos jogo a jogo. Os valores obtidos são divididos meio a meio com os adversários do clube carioca nos duelos em questão.

+ No embalo de Jesus, embaixada do Flamengo em Portugal cresce e atrai até sobrinho do treinador

Para o resto do mundo, o Flamengo tem feito a transmissão das partidas por meio de seus canais no YouTube e no Facebook. O clube exibe as imagens fornecidas pelo Grupo Globo e produz o próprio áudio, com uma equipe composta por narrador, comentaristas e repórteres de campo. Essa modalidade ainda não abriu uma fonte de arrecadação.

A direção flamenguista não está preocupada, por enquanto, com a monetização dessas transmissões. A exibição dos jogos para o exterior tem como principal objetivo atender flamenguistas que moram fora do Brasil. A partir dessa experiência, o clube coletará informações úteis para dar continuidade às negociações relativas aos direitos internacionais.

Até o momento, foram exibidos os confrontos com Internacional, São Paulo, Chapecoense, Atlético-MG, Athletico-PR, Fortaleza e Fluminense. A diretoria do Flamengo já confirmou a transmissão da partida com o CSA.

A transmissão das partidas para o exterior ainda não tem nada a ver com a internacionalização da marca do clube – ou, em outras palavras, com a formação de torcedores entre populações estrangeiras. O intuito da diretoria flamenguista é o atendimento de brasileiros que imigraram e não tinham acesso aos jogos desde que os jogos deixaram de ser transmitidos pela Globo internacional, a partir desta temporada.

O Flamengo também tem feito transmissões para o território brasileiro por meio de suas redes sociais. Mas não pode haver a exibição da imagem do campo para não prejudicar os direitos vendidos para o Grupo Globo. Neste caso, o clube exibe a imagem da arquibancada do Maracanã e mostra a cabine de locução, além de flashes de seus repórteres na beira do campo.

Nas transmissões para o território brasileiro, o Flamengo exibe apenas a arquibancada do Maracanã — Foto: Reprodução

Adversários replicam modelo

Após a movimentação do Flamengo para atender torcedores no exterior, o Corinthians também chegou a um modelo para transmitir as suas partidas a corintianos. O clube paulista fez algumas opções diferentes.

Enquanto a diretoria rubro-negra escolheu transmitir as partidas para o exterior por meio das redes sociais, Facebook e YouTube, a direção alvinegra montou o seu canal de streaming com a Corinthians TV.

Corinthians preferiu transmitir suas partidas para o exterior por meio de um canal próprio de streaming — Foto: Reprodução

No mercado, esse tipo de iniciativa leva o nome de OTT (over the top), sigla que designa transmissões feitas pela internet sem o apoio de tecnologias convencionais, como cabo ou satélite.

O Corinthians começou a transmitir suas partidas com o duelo contra o Athletico-PR, já confirmou a sequência no jogo contra o Santos e deverá fazê-lo também contra o Flamengo. Por força da legislação brasileira, as transmissões dependem da autorização dos dois clubes envolvidos no confronto, e não apenas do mandante.

O conteúdo é produzido nos mesmos moldes do que o do Flamengo. Para o exterior, o Corinthians exibe as imagens fornecidas pelo Grupo Globo e coloca um áudio exibido pelo clube, com narrador, comentaristas e repórteres próprios. Para o território brasileiro, as imagens exibidas são da arquibancada da Arena Corinthians e da cabine.

@rodrigocapelo

Fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/10/22/flamengo-vende-transmissao-para-portugal-exibe-jogos-para-exterior-e-puxa-fila-para-outros-clubes.ghtml

Share this content: