Flamengo x Grêmio: Maracanã tem chegada tranquila de torcedores e segurança aos moldes de Copa do Mundo

Com festa de rubro-negros e tricolores gaúchos, a chegada ao Maracanã para o segundo jogo entre Flamengo e Grêmio, pela semifinal da Libertadores é tranquilo, com um esquema reforçado de segurança e similar ao da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014. Com todo o entorno do estádio isolado, apenas torcedores com ingresso têm acesso ao estádio. Os acessos do estádio estão cercados por grades, e 950 homens fazem a segurança do Maracanã e seu entorno.

O desafio num jogo dessa magnitude numa quarta-feira, sem feriado e com a cidade funcionando, é o impacto no trânsito. Mas, até o momento, o tráfego flui bem na região. Ciente do esquema especial de segurança preparado para o jogo, o torcedor chegou cedo ao estádio. Grandes filas foram formadas desde antes da abertura dos portões, que foi antecipada. Com a segurança reforçada, o clima dos torcedores é tranquilidade e festa.

A vendedora Karla Bianca, e a merendeira Meirielle Bonomo, levaram cartazes pedindo desculpas às filhas Alice, 4, e Sarah, 13, porque não puderam trazê-las ao jogo do Flamengo.

– Alice é loucamente apaixonada pelo Flamengo e fala que se o pai (Jucenildo Fiorini) não virar flamenguista não vai mais falar com ele. Ela quer que ele traga ela ao Maracanã – conta Karla.

– O pai dela é vascaíno e ela tem medo de torcer para o Flamengo e o pai dela descobrir. Ela tira foto e tudo, mas escondido. Não veio por causa disso – brinca Meirielle.

Arthur Dominices, de 11 anos, viajou com o pai, o advogado Ramon Dominices, de Imperatriz, no Maranhão, para assistir o Flamengo. É a primeira vez que Arthur assistirá a um jogo do Flamengo, e o menino se emocionou ao entrar no estádio.

– É uma sensação única, ímpar. Queria que me pai pudesse ter feito isso comigo, mas ele não tinha condições. Aproveitei e fiz isso pelo meu filho – conta Ramon.

O único problema até o momento é a grande presença de cambistas vendendo ingressos para o jogo. O número de ambulantes, por sua vez, está menor do que o convencional. O deslocamento das delegações de Flamengo e Grêmio também foi coordenado pelas forças de segurança.

O Secretário municipal de Envelhecimento Saudável, qualidade de vida e Eventos, Felipe Michel, falou sobre o esquema preparado para a semifinal da Libertadores, a qual comparou com outros eventos de grande porte realizados na cidade.

– A cidade mostra mais uma vez que está pronta para sediar grandes eventos mesmo durante a semana. Com o Rock in Rio foi assim também. Mesmo com o Maracanã situado numa região central não estamos tendo grandes problemas, pois houve planejamento da prefeitura e do estado e a colaboração da imprensa, que divulgou o plano operacional, informando à população sobre os fechamentos das ruas. Trinta agentes da secretaria de eventos trabalharam no entorno coordenando a integração de todos os órgãos envolvidos – explica.

Felipe Michel também disse que a população tem coloborado para não diminuir o impacto do trânsito na região.

– Não seria exagero comparar o jogo desta quarta-feira com a final de 2014. Até agora está tudo sob controle, com a população colaborando. Muita gente está evitando passar por ruas próximas ao estádio – completou

Na terça-feira, 21 torcedores foram presos por suspeita de organizar uma invasão ao Maracanã durante o confronto entre Flamengo e Grêmio. A investigação apontou que o bando trocava mensagens de áudio e vídeo em uma rede social para programar a invasão. Foram encontradas mensagens com ameaças de matar policiais, praticar roubos e constranger torcedores do Grêmio.

De acordo com a Polícia Civil, mais de 100 pessoas foram identificadas como integrantes desse grupo. Alguns têm antecedentes criminais e já respondem a processos no Juizado do Torcedor por má conduta em estádios de futebol. O Juizado Especial Criminal (Jecrim) expediu 27 mandados de prisão e 89 mandados de intimação. Ao todo, 300 homens em 113 equipes foram mobilizadas para ações na região metropolitana e no interior do estado.

A polícia chegou aos suspeitos graças a um monitoramento feito em redes sociais. Marcos Ferreira da Silva Palmie, de 22 anos, foi o criador do grupo e incitava os roubos e agressões. Ele é o principal alvo e foi o primeiro a ser preso.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-gremio-maracana-tem-chegada-tranquila-de-torcedores-seguranca-aos-moldes-de-copa-do-mundo-24037748.html

Share this content: