A Conmebol divulgou nesta quarta-feira parte do esquema de segurança para a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, no próximo dia 27. A operação para a partida marcada para o Estadio Centenário, em Montevidéu, terá como principal objetivo reduzir os contatos entre torcedores das equipes.

As polícias brasileira e uruguaia estão envolvidas na coordenação e checando antecedentes dos torcedores que se dirigirão ao Uruguai para a partida para tentar evitar episódios de violência. Segundo a confederação, a intenção é monitorar as caravanas que saírem do Brasil ao longo do trajeto até a capital uruguaia. Rubro-negros e alviverdes farão caminhos diferentes para atravessar a fronteira, visando a evitar encontros.

Já em Montevidéu, a polícia local terá esquema de segurança especial para áreas de hoteis, centros de treinamento e deslocamento das equopes finalistas, assim como no trajeto dos torcedores até o Centenário. Apenas torcedores com ingressos poderão se aproximar do palco da final, e a segurança dentro da arena ficará por conta de empresas privadas e “grupos de reação policial”. A Conmebol recomenda que os torcedores “sigam as instruções e respeitem as disposições das autoridades locais”.

Na última segunda-feira, a Conmebol se reuniu com dirigentes de Flamengo, Palmeiras e CBF para tratar de questões relativas à decisão. A decisão está marcada para o dia 27 de novembro, no Estádio Nacional, em Montevidéu (Uruguai). Após o encontro, foi anunciado que a Secretaria Nacional de Esportes e o Ministério da Saúde do Uruguai autorizaram eventos esportivos totalmente ao ar livre com 75% da capacidade de público – o que se aplica à final.

Já na sexta-feira da semana passada, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio se reuniram com torcedores de torcidas organizadas do Flamengo na sexta-feira, na sede do clube, na Gávea, para orientações de segurança sobre a viagem ao Uruguai para a final da Libertadores. O mesmo tipo de reunião aconteceu em São Paulo com torcedores do Palmeiras.