Fracasso no Flamengo, Vítor Pereira dá dica para evolução do futebol brasileiro

Após passagem desastrosa pelo Flamengo, Vítor Pereira deixou o time carioca acumulando fracassos em quatro competições: Supercopa, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes e Campeonato Carioca. Atualmente sem clube, nos últimos dias algumas falas do treinador português sobre o Brasil e o futebol do país tem ganhado destaque.

Além de afirmar que se incomodou com “uma falta de educação geral” em trabalhos à frente de Flamengo e Corinthians, o treinador criticou o modelo do futebol brasileiro. Em entrevista ao ‘Zero Zero’, de Portugal, Vítor Pereira lamentou a preferência dos times do país por jogadores mais experientes.

— No Brasil, ao invés de se valorizar a base, eles trazem de volta os jogadores de 30 anos. Jogar numa intensidade alta de três em três dias com os jogadores de 30 anos não é fácil. No Brasil, você tem jogadores jovens de muito talento, que é só lapidar e o que o Brasil faz? Vende esses jogadores -, disse Vítor Pereira, antes de continuar.

— O Brasil, para evoluir em termos de futebol, tem que apostar mais na base, ter mais paciência, esperar eles estarem no ponto e não vender eles que têm capacidade para outro nível. No Brasil, ao invés de construir algo forte com os jovens, se vendem os jovens e fica com aqueles que regressaram da Europa -, finalizou.

Apesar do insucesso no Flamengo, Vítor Pereira foi responsável por dar oportunidades aos jogadores da base rubro-negra. Garotos do Ninho como Victor Hugo, Matheus França, Matheus Gonçalves e Igor Jesus foram nomes bem aproveitados pelo técnico português no início da temporada. Alguns jovens, inclusive, chegaram a ganhar a titularidade nos clássicos contra Botafogo e Fluminense.

Fonte: https://colunadofla.com/2023/09/fracasso-no-flamengo-vitor-pereira-da-dica-para-evolucao-do-futebol-brasileiro/