Freguês até os anos 90, Fla empata histórico de confrontos com Grêmio em jogos de mata-mata

O que já foi uma freguesia, agora é marcado pelo equilíbrio. Ao vencer o Grêmio, no Maracanã, e eliminar o rival pela Copa do Brasil, o Flamengo igualou a série de duelos em jogos de mata-mata. Ao todo, já foram 12 confrontos.

O primeiro deles foi o mais valioso até hoje. Afinal, valia o título do Brasileiro de 1982. E foi o Rubro-negro quem levou a melhor e ficou com a taça após dois empates (1 a 1 e 0 a 0) e uma vitória por 1 a 0, em pleno Estádio Olímpico, no jogo extra.

O que se viu a partir daí, no entanto, foi uma sucessão de triunfos gremistas, que se consolidou como um carrasco dos cariocas em disputas de mata-mata. O Tricolor gaúcho se saiu melhor na semifinal da Libertadores de 1984, nas quartas do Brasileiro de 1988 e na semifinal da Copa do Brasil de 1989.

O Flamengo reagiu três anos depois, ao superar os gaúchos nas oitavas da extinta Supercopa. Só que o time de Porto Alegre viria a eliminar os rubro-negros novamente em três disputas seguidas, todas pela Copa do Brasil. Em 1993 e 1995, na semifinal. Em 1997, na decisão, em pleno Maracanã.

O que era para ser um trauma virou combustível para os flamenguistas buscarem a forra. Eliminaram o Grêmio nas oitavas (1999) e nas quartas (2004) da Copa do Brasil, além de levarem a melhor na Mercosul de 2001. Após um hiato de 14 anos, os dois voltaram a se cruzar. E, graças ao gol de Éverton Ribeiro, o Flamengo teve a oportunidade de deixar tudo igual na disputa.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/fregues-ate-os-anos-90-fla-empata-historico-de-confrontos-com-gremio-em-jogos-de-mata-mata-22983003.html

Share this content: