O Flamengo voltou a ter o beach soccer como modalidade no clube no início de 2019 e, no pouco espaço, já vem alcançando grandes resultados. A estrutura e investimentos, no entanto, continuam abaixo do esperado, se comparado à Europa. Em bate-papo do portal “Lance!” com Elinton Andrade, goleiro do Rubro-Negro, foram ressaltadas justamente as discrepâncias de incentivo ao esporte entre o Velho Continente e o país da América do Sul.
Para o arqueiro, o futebol de areia no Brasil anda esquecido. Ele ainda apontou a falta de um calendário mais organizado para as competições disputadas no país. Por conta da falta de uma sequência no Brasil, o jogador português, eleito duas vezes o melhor do mundo na posição (em 2016 e 2018), também atua pelo Catânia, da Itália, onde consegue ter mais minutos nas areias.
– A gente sente essa falta de calendário para os meninos que ficam no Rio. Eles treinam para… ponto de interrogação. Por contatos fora do Brasil, a gente consegue fazer com que o Flamengo participe de alguns campeonatos extra CBSB (Confederação Brasileira de Beach Soccer). O ideal é que tivesse uma liga. Eu nunca me programei para um calendário brasileiro. Clubes europeus e seleções o tempo inteiro. Poderíamos dizer que houve evolução do futebol de praia aqui na Europa. Na Rússia, por exemplo, eles recebem salário mensalmente e a infraestrutura também é muito boa. Na Itália, onde eu também jogo no Catânia, atual campeão italiano e tem um campeonato bem forte, e as pessoas também estão indo para Israel. Enquanto no Brasil é ponto de interrogação, mas é o atual campeão do mundo -, ressaltou Elinton Andrade, completando logo em seguida:
– E nem estou culpando a Confederação, porque sei das dificuldades para realizar campeonatos por faltar apoiadores e os clubes também ajudarem. Por que se não o dinheiro sai de onde? Eu não saberia te explicar isso. Eu não estou tirando a culpa deles, mas não sei se a CBF poderia intervir. Enfim, é uma pena, o futebol de praia está abandonado no Brasil. Tivemos uma Olimpíada 2016 e não teve nenhuma partida amistosa, que fosse uma exibição. Não teve absolutamente nada. Espero que isso mude o mais rápido possível, pois temos uma modalidade forte -, finalizou.