A pandemia do novo coronavírus tem afetado diretamente na estratégia e no planejamento dos clubes para a temporada. No Flamengo não está sendo diferente, mas as opiniões internas estão se dividindo sobre o que fazer após o fim das férias que vão até o próximo dia 30. Segundo o site do Globo Esporte, parte dos dirigentes foram contra a prorrogação do período, mas teve também quem viu como um posicionamento importante do clube neste momento tão complicado.
A ideia de retornar aos treinos após o fim das férias coletivas estava sendo estudada internamente, mas logo foi afastada. Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, que está com coronavírus, apresentou a ideia contraria ao clube. Dependendo das próximas semanas, com o cenário melhorando aos poucos, a ideia é de que os treinos sejam liberados apenas no fim de maio.
Por conta da indefinição, o técnico Jorge Jesus e sua comissão técnica seguem em Portugal, aguardando a hora de retomar os trabalhos. A quarentena do Mister seguirá em seu país de origem e o retorno deve acontecer apenas no próximo mês. Arrascaeta é outro que não está no Brasil.
O clube tem comandado as atividades dos atletas via internet e está usando um aplicativo para avaliar a forma física de cada um. Antes do retorno, todos irão receber uma cartilha com os protocolos necessários na prevenção ao Covid-19.