Guia da Liga Sul-Americana de basquete

Foto: Staff Images/Flamengo

O Orgulho da Nação estreia na Liga Sul-Americana nesta terça-feira (3) e brigará por mais um importante título internacional em sua história. Com reforços importantes e muita garra, o FlaBasquete inicia oficialmente a temporada 2017-18 com um foco: ganhar todos os títulos possíveis. Disputada em Chocó, na Colômbia, a competição conta com 16 clubes importantes do continente.
Calendário de jogos
Terça-feira (03), 19h45
Flamengo x San Martín
Quarta-feira (04), 19h45
Hebraica y Macabi x Flamengo
Quinta-feira (05), 22h
Cimarrones del Choco x Flamengo
Os adversários
Dono da casa, o Cimarrones del Chocó (COL) é o atual campeão colombiano e garantiu a vaga após surpreender e bater o Fast Break na série final. Com a chance de jogar diante de sua torcida, o time espera surpreender e conquistar um espaço na próxima fase da Liga.
Já o San Martín de Corrientes (ARG) foi o vice-campeão da Conferência Norte na liga nacional argentina e teve lugar assegurado na competição. A equipe, que ficou na segunda colocação da Sul-Americana em 2015 ao perder para o Brasília, tem 85 anos de história
O Hebraica Macabi, bicampeão da liga do Uruguai, é uma das referências em seu país. Com 78 anos, o clube chega forte em busca do primeiro título internacional.
Reforços e relacionados
O Flamengo apresentou quatro reforços para a temporada. Henrique Pilar, MJ Rhett, David Cubillan e Arthur Pecos já integram o grupo rubro-negro e seguiram com a delegação para a Colômbia.
Destaque na pré-temporada, o armador Pecos foi o primeiro nome anunciado e logo mostrou ao torcedor porque foi eleito o melhor sexto homem do último NBB. O também armador Cubillan e o ala-pivô MJ foram as novidades internacionais e prometem agitar as quadras do FlaBasquete. Última contratação a ser apresentada, o ala-pivô Pilar realizou treinamentos intensos e está pronto para dar força ao garrafão.
Onze jogadores foram inscritos no elenco rubro-negro para a Sul-Americana, incluindo todas as novidades e nomes já conhecidos pela torcida, como Marquinhos, Marcelinho e Olivinha.

Busca pelo bicampeonato
Essa será a nona participação do Flamengo na Liga Sul-Americana. Em 2009, o Mais Querido pintou o continente de vermelho e preto pela primeira vez quando, com atuação espetacular do capitão Marcelinho Machado, bateu o Quimsa em plena Argentina com o ginásio lotado por 98 a 96. Autor de 41 pontos na decisão, o camisa 4 foi responsável por guiar, junto ao técnico Paulo Chupeta, o FlaBasquete ao título invicto.

Vale lembrar que o Mais Querido é bicampeão do Campeonato Sul-Americano, organizado antes da atual Liga, levando títulos em 1953 e 1961.

Sobre a competição
A Liga Sul-Americana é disputada anualmente e reúne importantes equipes do continente. Ao todo, o torneio já conta com 21 edições, todas vencidas por argentinos ou brasileiros. O grande campeão ganha ainda a oportunidade de participar da Liga das Américas.
Atualmente, a competição é dividida em quatro grupos de quatro equipes cada. Nas chaves A, B e C, se classificam os dois melhores e o melhor terceiro colocado geral. Já no Grupo D, que tem os campeões nacionais de Bolívia, Equador, Paraguai e Peru.
Em seguida, na fase semifinal, os oito restantes são novamente divididos e apenas o primeiro colocado de cada grupo avança para a final, que será decidida em melhor de cinco jogos.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/26076/guia-da-liga-sul-americana-de-basquete

Share this content: