Guia do Mundial de Clubes: Flamengo pede o mundo de novo após título da Libertadores

Trinta e oito anos depois, o Flamengo volta a disputar o Mundial de Clubes, pela primeira vez no atual formato, iniciado no ano 2000. O desafio é ir além do que a maioria dos outros times brasileiros fez em 18 anos de torneio. O último campeão brasileiro foi Corinthians, em 2012, sobre o Chelsea, da Inglaterra. Desde então, a única equipe nacional a chegar a uma final foi o Grêmio, em 2017, quando perdeu por 1 a 0 para o Real Madrid. Nas duas ocasiões, os jogos foram decididos pela diferença mínima.

Além do Corinthians, campeão também no ano 2000, sobre o Vasco, só ergueram a taça do Mundial o São Paulo, em 2005, e Internacional, em 2006. Em uma competição que tem o Liverpool como favorito, o Flamengo chega como o brasileiro com mais chances de fazer frente ao campeão europeu nos últimos anos. Mas para se enfrentarem, ambos precisam passar da semifinal da competição.

O otimismo se dá principalmente pela campanha do Rubro-Negro em 2019. Deixando os demais times do Brasileiro muito para trás. Em campo, o alto nível ficou marcado através de dois nomes. Gabigol e Jorge Jesus. O camisa 9 simboliza um Flamengo sedento pelo ataque e por um jogo ofensivo inspirados no modelo europeu, que foi aplicado pelo técnico português com precisão em poucos meses.

Somado a este trabalho, pesou a chegada de jogadores com experiência na Europa. E campeões mundiais, inclusive. Como Rafinha, ex-Bayern de Munique. Também já levantaram a taça Diego, pelo Porto, e Willan Arão, reserva do Corinthians em 2012. A delegação viaja para Doha na sexta-feira.

xflamengo-ficha.jpg.pagespeed.ic.KLuTYXJ_Ed Guia do Mundial de Clubes: Flamengo pede o mundo de novo após título da Libertadores

A façanha de ser o primeiro técnico estrangeiro a comandar uma equipe brasileira campeã da Libertadores vai se repetir com Jorge Jesus no Mundial de Clubes. O português chega para o torneio com o status internacional revigorado, sobretudo por não ter obtido sucesso nas disputas europeias com times de seu país.

Sob o comando do Benfica, Jorge Jesus chegou às decisões da Liga Europa de 2013 e 2014, e perdeu para Chelsea e Sevilla, respectivamente. A última nos pênaltis e a outra nos acréscimos do segundo tempo. Da mesma forma que conquistou a Libertadores sobre o River Plate.

Após faturar também o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência, o Flamengo iniciou a preparação para o Mundial. E também começou a planejar 2020. O ano que vem depende da permanência de Jorge Jesus, cujo contrato vai até junho.

Ficou alinhado que a conversa definitiva acontecerá depois do Mundial no Qatar. A diretoria do Flamengo conversou com o técnico algumas vezes, mas ele até agora indicou apenas que pode cumprir o contrato. A ideia é pelo menos ampliar até o fim do ano que vem.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/guia-do-mundial-de-clubes-flamengo-pede-mundo-de-novo-apos-titulo-da-libertadores-rv1-1-24130738.html

Share this content: