Guia do Mundial de Clubes: Liverpool chega sem que rivais saibam como pará-lo

O Liverpool de Jürgen Klopp vai desembarcar em Doha com uma coleção de marcas. Sua campanha no Campeonato Inglês, com 15 vitórias e um empate nas 16 primeiras rodadas, é recorde na era moderna da competição; assim como as 17 vitórias seguidas, sequência iniciada na última temporada e interrompida no empate diante do Manchester United, é um recorde do clube.

Como bater esta equipe que só perdeu três de seus últimos 51 jogos oficiais? O mundo do futebol vem tentando responder. E a temporada atual mostra os dilemas impostos aos desafiantes.

Quando este time começou a impressionar, muito se falava do trio ofensivo: Salah, Mané e Firmino. Rivais tentaram concentrar a marcação neles e defender muito atrás. O Liverpool, primeiro, evoluiu no jogo contra defesas fechadas. Depois, fez surgir uma dupla de laterais assombrosos. Em especial Trent Alexander-Arnold, o lateral-direito, recordista de assistências na Inglaterra.

Outros defenderam que o segredo era a dinâmica do trio de meias, com Fabinho — lesionado, não vai ao Mundial — Henderson e Wijnaldum.

Mas as últimas rodadas jogaram por terra as teorias. Diante do Bournemouth, o Liverpool atropelou sem Arnold, Fabinho, Mané e Wijnaldum. Dias antes, goleara o Everton sem Salah e Firmino.

A reta final para o Mundial viu o time de Klopp perder, além de Fabinho, o zagueiro Matip. No último sábado, Lovren, outro zagueiro, virou dúvida. A defensa do Liverpool passa a depender ainda mais do holandês Van Dijk, o melhor zagueiro do mundo que, além de desarmar, resolve jogos no ataque. Este Liverpool tem muitas armas.

xliverpool-ficha.jpg.pagespeed.ic.L5EFx914Fw Guia do Mundial de Clubes: Liverpool chega sem que rivais saibam como pará-lo

Por mais claras que sejam as chances eventualmente desperdiçadas por jogadores de talento como Mohamed Salah, nomes desse quilate estão sempre prestes a apresentar um item valioso de seu repertório. Foi assim no triunfo do Liverpool, fora de casa, sobre o RB Salzburg. A classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões se confirmou com uma vitória por 2 a 0 que teve como obra-prima a finalização do atacante egípcio no segundo gol dos ingleses. Mais um alerta para quem acha que pode ser simples encarar o time de Jürgen Klopp no Mundial de Clubes.

O Liverpool avança ao mata-mata em primeiro do Grupo E, deixando o Napoli em segundo. Para o atual campeão, a colocação é importante para evitar adversários mais complicados na próxima fase.

Da parte de Salah, o lance de genialidade veio no segundo tempo. Por mais que estivesse cara a cara com o goleiro Stankovic, a opção foi dar um tapa para o lado direito na execução do drible. Para um canhoto, isso poderia ser um grande problema. Sobretudo porque o atacante ficou praticamente sem ângulo. Mas Salah tirou da manga uma carta improvável. A finalização de pé direito teve um efeito estonteante. Alto grau de dificuldade. A bola terminou na bochecha direita do gol do RB Salzburg.

Classificado, o atual campeão europeu e líder do Campeonato Inglês espera agora o sorteio para saber quem enfrentará nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/guia-do-mundial-de-clubes-liverpool-chega-sem-que-rivais-saibam-como-para-lo-rv1-1-24130784.html

Share this content: