Histórico da Libertadores mostra que Flamengo deve garantir classificação se não tropeçar no Maracanã; entenda

O Flamengo conseguiu uma importante vitória na última terça-feira (05), em sua estreia na fase de grupos da Libertadores. Venceu o San José, da Bolívia, na altitude de Oruro, e iniciou sua caminhada na competição continental com uma vitória fora de casa pela primeira vez na história. Além disso, o Rubro-Negro se colocou em uma boa posição no grupo, já na primeira rodada: isto porque fará três jogos seguidos dentro de casa. Desta forma, caso cumpra seu dever e vença os duelos como mandante, chegaria à penúltima rodada com 12 pontos garantidos, o que praticamente asseguraria a classificação para as oitavas de final.

Na Libertadores do ano passado, por exemplo, todos os três times que conseguiram vencer quatro vezes se classificaram para a fase eliminatória do torneio: Grêmio, Cerro Porteño-PAR e Libertad-PAR. O Palmeiras conquistou cinco vitórias, que também garantiram passagem para o mata-mata. O Flamengo terminou a fase de grupos invicto, mas triunfou apenas duas vezes e empatou outras quatro. Com 10 pontos somados, o Rubro-Negro ficou atrás do River Plate-ARG, com 12, que se sagrou campeão sobre o Boca Juniors-ARG.

Em 2018, o Grupo A, formado por Grêmio, Cerro Porteño-PAR, Defensor-URU e Monagas-VEN, foi a única chave em que os dois classificados — o Tricolor e os paraguaios — somaram mais de 12 pontos. Há de se levar em consideração, no entanto, a fraqueza apresentada pelos dois últimos, que conseguiram vencer apenas uma vez cada. A equipe venezuelana, inclusive, saiu derrotada de cinco duelos entre os seis realizados.

O primeiro dos três jogos que a equipe de Abel Braga fará no Maracanã é contra a LDU, do Equador, na próxima quarta-feira (13), às 21h30 (horário de Brasília). No dia 03 de abril, novo compromisso pela Libertadores, desta vez contra o Peñarol, do Uruguai, também às 21h30 (horário de Brasília). A última participação do Flamengo no Maracanã pela fase de grupos será na semana seguinte, em 11 de abril, uma quinta-feira, no reencontro com o San José, às 21h (horário de Brasília). Após a sequência, dois jogos fora de casa definirão a posição da equipe carioca no grupo: em Quito, contra a LDU, e em Montevidéu, contra o Peñarol.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/03/historico-da-libertadores-mostra-que-flamengo-deve-garantir-classificacao-se-nao-tropecar-no-maracana-entenda/