Finalmente, após um longo período de espera, a justiça está sendo feita. Pela segunda vez, a Espanha condenou indivíduos racistas por ataques direcionados a Vini Jr. Foi informado nesta quarta-feira (17) pelo Real Madrid, time onde o jogador começou sua carreira após sair do Flamengo, que um homem recebeu uma sentença de oito meses de prisão por ter proferido comentários preconceituosos contra o ex-jogador do Mengão.
O indivíduo em questão foi condenado por ter feito comentários racistas na internet, mais precisamente no espaço destinado aos leitores do jornal ‘Marca’, da Espanha. Além de atacar a integridade moral de Vini Jr, o torcedor, cuja identidade não foi revelada, também proferiu ofensas contra Rudiger. No caso do zagueiro alemão, as ofensas incluíram preconceito racial e insultos relacionados à religião.
Além da pena de oito meses de prisão, o indivíduo racista foi proibido de comentar no fórum do jornal Marca por 20 meses. Para a possibilidade de suspensão da pena, ele terá que participar de um programa voltado para a promoção da igualdade e não discriminação.
*O Real Madrid, em conjunto com Vinicius Junior, iniciou uma ação penal privada neste processo e continuará empenhado em preservar os valores do clube e combater qualquer forma de comportamento racista no universo do futebol e do esporte.*
*Por fim, o Real Madrid expressa sua gratidão pela colaboração do torcedor que, ao identificar os insultos condenáveis no fórum do jornal Marca, os levou ao conhecimento das autoridades e do clube.*
Em junho, três indivíduos racistas foram condenados por proferirem insultos verbais a Vini Jr durante uma partida no Estádio Mestalla, em um confronto entre Valencia e Real Madrid. Naquela ocasião, o trio, que chegou a chamar o ex-jogador do Flamengo de ”, também foram sentenciados a oito meses de prisão, além de receberem multas que os proíbem de frequentar estádios por dois anos.
No entanto, o caso ocorrido nesta quarta-feira (17) foi o primeiro relacionado a comentários feitos na internet. É importante destacar que outros casos ainda estão sob investigação. Anteriormente, um dos episódios mais graves envolvendo Vini Jr ocorreu durante uma partida contra o Atlético de Madrid, em que o jogador foi alvo de agressões tanto dentro quanto fora do estádio, chegando ao ponto de um boneco enforcado ser exibido em praça pública na capital espanhola.
Publicado em colunadofla.com