Jerônimo Jr: “O Projeto”

O Flamengo caminha em águas nada tranquilas para um fim de ano melancólico. Disputando duas competições, mas apresentando um futebol que não dá esperanças a sua torcida de que obtenha êxito em nenhuma delas. Os resultados de Barbieri colocam o clube cada vez mais distante do objetivo e começa a surgir um clamor por uma mudança no comando. O Projeto de conquistar o brasileiro vai naufragando. E agora? Manter o comandante em um barco à deriva ou partir para um novo “pojeto”?

O nome em consenso para dirigir o futebol do Flamengo é Renato Gaúcho, mas esse só em 2019. Faltando três meses para terminar o ano, a única chance de salvar o Rubro-Negro de mais um ano decepcionante é fazer algo diferente do que já vem sendo feito, e aí ganha força a troca de treinador.

Um nome surge em destaque, principalmente pela disponibilidade e pela possível aceitação de um contrato de três meses: Vanderlei Luxemburgo. O treinador parece ser o único disposto a aceitar o “pojeto”, já que sempre fez questão de frisar que o Flamengo para ele era sempre uma convocação. Porém, pode pesar contra a forma que o treinador saiu em sua última passagem, onde disse que ninguém da diretoria sabia nada (o que se confirmou nos anos seguintes).

Vanderlei acumula três passagens pelo Flamengo, duas passagens rápidas em 91 e 95, e as duas mais recentes, entre 2010 e 2012 e 2014 a 2015. Essas últimas, com bons resultados no primeiro semestre e queda de produção na sequência.

Na primeira, depois de capitanear o time que se livrou do rebaixamento em 2010, foi o técnico do “Bonde do Mengão sem freio”, liderado por Ronaldinho Gaúcho, que ficou quase seis meses sem derrota, venceu o carioca, mas terminou em quarto lugar no Brasileiro. Nessa passagem, ele acabou demitido no início de 2012 após desavenças com a direção do clube.

Na segunda, pegou um time na zona de rebaixamento do, terminou o campeonato em 10º lugar, mas ficou marcado pela eliminação no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil para o Atlético-MG. Foi demitido em 2015, após não conquistar o Campeonato Carioca e somar apenas um ponto em três rodadas do Brasileirão. Também saiu cuspindo maribondos. Seus números nas últimas passagens:

AnosClubeJogosVitóriasEmpatesDerrotasAproveitamento
2010–2012Flamengo7335271160,3%
2014–2015Flamengo5934111463,8%

O Flamengo tem pela frente 13 jogos pelo Brasileiro, e pode chegar à 3 jogos pela Copa do Brasil. Nas últimas 2 passagens de Luxemburgo, o retrospecto inicial foi o seguinte:

AnosClubeJogosVitóriasEmpatesDerrotasAproveitamento
2010–2012Flamengo20125368%
2014–2015Flamengo20103752%

Repetindo o aproveitamento de 2010, o Flamengo poderia chegar à 72 pontos no Brasileiro. Já pelo aproveitamento de 2014, terminaríamos o ano com 65 pontos.

(Não custa dizer, que são números, considerando cenários completamente diferentes. Mas que podem nortear a decisão acerca de mudar ou não o comando.)

Mas o fato, e este é imutável, é que o Flamengo precisa mudar. Transformar o investimento em resultados, transformar um grupo de jogadores em um time vencedor, e para isso, já dizia o filósofo: É impossível alcançar resultados diferentes, fazendo a mesma coisa sempre.

Outros nomes podem ser alternativas, como Levir Culpi, Abel Braga, Dorival Júnior, mas é pouco provável que algum desses aceite um contrato pelo período de três meses. Barbieri se perdeu após a Copa do mundo, e os resultados despencaram. Mantê-lo, pode ser um prova de confiança da diretoria no trabalho do treinador, assim como a pá de cal sobre as possibilidades de conquistar um título esse ano.

A bola está quicando. Alguém vai ter que chutar. Que não seja um dos atacantes do flamengo, pois assim ficará difícil de acertar o alvo. Seria essa a hora de um novo projeto? Ou até mesmo de um “pojeto”?

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ.Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar: Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/09/jeronimo-jr-o-projeto/

Share this content: