Os titulares do Flamengo tem data marcada para voltar aos gramados: contra o Resende, em 2 de fevereiro, ainda pela Taça Guanabara. Jorge Jesus mudou de ideia e decidiu acelerar a preparação do elenco visando o título da Supercopa do Brasil, que será em 16 de fevereiro, em Brasília. A decisão foi divulgada pelo técnico português, nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu.

— Vamos aproveitar os jogos do Estadual para fazer a pré-temporada. Ou seja, o sub-20 joga quarta-feira. Depois, contra o Resende, joga a maior parte desse elenco que se apresentou hoje. Os dois últimos jogos antes da Supercopa serão com essa nova equipe. Vamos chamar dois ou três jogadores que farão o ano com a equipe A, inclusive o Lázaro. Quarta-feira contra o Fluminense não estarei, mas contra o Resende já estarei — declarou Jesus, também citando a partida contra o Madureira, em 12 de fevereiro.

Ainda sobre o elenco, o Flamengo conta com indefinições sobre o futuro de dois atletas: Gabigol e Pablo Marí. O primeiro negocia a permanência no rubro-negro para 2020, enquanto o outro viu a saída para o Arsenal-ING travar. Jesus falou sobre a dupla e torce pela permanência de ambos.

— O Gabigol não é do Flamengo, é da Inter [de Milão]. O Pablo [Marí] sim, é jogador do Flamengo. Ele faz parte dos que se destacaram, tem procura, mas está entregue aos responsáveis por isso. Como o do Gabi. São dois jogadores que queremos muito no nosso plantel — declarou Jesus.

Voltando de férias, Jesus ganhou cinco reforços para 2020: o zagueiro Gustavo Henrique, o volante Thiago Maia e os atacantes Pedro Rocha, Michael e Pedro. Porém, o elenco não está fechado. Segundo o treinador, a busca foi por um equilibrio no elenco, mas, se algum reforço a mais vier, será para a linha ofensiva.

— Teoricamente o elenco é mais forte. O elenco já tem sete meses comigo. E os jogadores que chegaram foram os que nós estudamos que a equipe mais necessitava. Estou muito satisfeito com aquilo que a direção do Flamengo fez no mercado. Mas o elenco está aberto. Com a chegada do Pedro, se tivermos que equilibrar mais o nosso time, será a última linha. Porque do meio pra frente ele já está praticamente definido. Falo praticamente porque pode haver alguma perda ou oportunidade de mercado.

Confira as respostas de Jorge Jesus:

Briga pela titularidade: “Claro que os jogadores que já estavam no Flamengo têm vantagem. Os jogadores que vieram reforçar o elenco eu ainda não tenho conhecimento tático. Mas eles também vão se adequar às nossas ideias. É mais fácil entrar numa equipe onde todos sabem o que fazer”

Renovação: “É exatamente o que o Braz disse. Hoje é o meu primeiro dia e outras coisas têm mais prioridade que eu, como o Marí e o Gabigol”

Elenco sendo aproveitado: “Alguns dos meninos estão aproveitando a oportunidade. Dois ou três farão parte do elenco principal. Vi eles jogarem agora e só reforçou a minha ideia. São meninos que terão futuro brilhantes para eles e para o Flamengo. Terão colegas que vão os educar e ensinar”

Objetivos: “Essa final do Mundial está atravessada na minha garganta. E, por isso, um dos meus grandes objetivos individuais é chegar lá novamente e ser campeão Mundial”

Retorno mais cedo: “Eu voltei mais cedo porque gosto de me organizar antes do dia D. Queria checar o CT, os campos, que foi o que eu pedi pra ajustarem quando saí de férias. E queria estar próximo dos novos jogadores e ganhei tempo. Assim que eu sei trabalhar”

Doação dos jogadores: “São assuntos resolvidos. Antes de chegar ao Brasil, quem tem a responsabilidade, assumiu e resolveu. Os jogadores tiveram um gesto muito bonito ao tirar 30% deles para distribuir para os outros que fazem parte dessa casa. Nunca foi um problema”