Jesus e Sampaoli fazem duelo de ideias, estilos e personalidades em Flamengo x Santos

No Campeonato Brasileiro, pelo menos entre os treinadores, os estrangeiros estão no comando. Em busca do título da competição, os Jorges, Jesus (português do Flamengo) e Sampaoli (argentino do Santos), são personagens marcantes pelas personalidades autênticas. Hoje, às 17h, no Maracanã, suas equipes medirão forças no duelo que vale a conquista simbólica do primeiro turno. O Rubro-Negro lidera, com 39 pontos, enquanto o Alvinegro está em segundo (37).

Jorge Jesus chama atenção pelo estilo elétrico e explosivo à beira do gramado. Não existe linha técnica que o contenha quando deseja dar instruções aos seus jogadores, o que já lhe rendeu alguns cartões amarelos em 15 partidas pelo Flamengo. Sampaoli tem reações parecidas. No domingo passado, por exemplo, quase brigou de fato com Tiago Nunes, técnico do Athletico. O argentino foi acusado pelo adversário de “tentar ganhar no grito”, e rebateu dizendo que foi desrespeitado.

Apesar de parecidos no estilo, ambos têm objetivos diferentes atualmente. Metódico e centralizador, Jorge Jesus sonha em disputar o Mundial de Clubes, em dezembro, foca suas atenções na Libertadores, mas evita desmerecer o Campeonato Brasileiro. Quer ser campeão de tudo e, para isso, pediu carta branca para investir na montagem do elenco. Usou do poder financeiro do clube e ganhou quatro reforços vindos da Europa (Gerson, Pablo Marí, Rafinha e Filipe Luís).

83970195_salvador-ba-04-08-2019bahia-x-flamengojorge-jesus-treinador-do-flamengo-durante-j Jesus e Sampaoli fazem duelo de ideias, estilos e personalidades em Flamengo x Santos
Bahia x Flamengo Foto: Fotoarena / Agência O Globo

Jorge Sampaoli, por sua vez, viu no Santos a chance de apagar a imagem deixada pela péssima campanha da seleção argentina na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. No entanto, ouviu promessas que não foram cumpridas e reclama constantemente da diretoria do clube paulista. O Alvinegro perdeu, por exemplo, Jean Lucas para o Lyon-FRA e Bruno Henrique, hoje no Flamengo.

Outro ponto que une Jesus e Sampaoli são as fortes ligações com os seus países de origem. Inclusive, o português levou essa questão para dentro de campo em 2014, na Liga Europa. Após vencer o Tottenham, da Inglaterra, ele provocou o clube que recém havia demitido o também lusitano Andres Villas-Boas do cargo de treinador.

82464640_jorge-sampaoli-tecnico-do-santosfoto-ivan-storti-santos-fc-divulgacao Jesus e Sampaoli fazem duelo de ideias, estilos e personalidades em Flamengo x Santos
Sampaoli é uma das opções do Flamengo caso não acerte com Jorge Jesus Foto: Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

— Nas oitavas de final da Liga Europa de 2014, o Benfica venceu o Tottenham por 3 a 1, em Londres, e Jesus mostrou três dedos [referência ao placar] para o técnico adversário (Tim Sherwood, inglês) para defender o amigo Andrés Villas-Boas, que havia sido demitido do clube semanas antes — conta o jornalista Nuno Martins, da ‘RecordTV’, de Portugal.

Já Sampaoli sempre foi um ativista político e costuma se manifestar sobre questões envolvendo o governo argentino. Ele é assumidamente peronista, nome genérico dado ao Movimento Nacional Justicialista, criado por Juan Domingo Perón, eleito em 1946, 1951 e 1973.

Recentemente, o treinador manifestou à favor de Néstor e Christina Kirchner, presidentes entre 2003 e 2015, o que o fez ficar marcado negativamente por alas mais neutras do futebol local.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/jesus-sampaoli-fazem-duelo-de-ideias-estilos-personalidades-em-flamengo-santos-23947427.html

Share this content: