O técnico português Jorge Jesus desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste sábado para aproveitar alguns dias de férias na cidade. Ídolo da torcida rubro-negra, o treinador terá a oportunidade de acompanhar o Flamengo de perto pela primeira vez desde sua saída do clube, em 2020.
Jesus confirmou presença no Maracanã para assistir ao confronto entre Flamengo e Coritiba, marcado para as 16h (de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A visita do treinador gera grande expectativa entre os torcedores, que devem recebê-lo com homenagens e uma calorosa recepção nas arquibancadas do estádio.
Antes de marcar presença no Maracanã, Jorge Jesus também tem previsão de visitar o Ninho do Urubu e participar de um almoço com Leonardo Jardim, a convite do treinador rubro-negro. Em entrevista coletiva concedida na última terça-feira, Jardim comentou a chegada do compatriota ao Rio de Janeiro e afirmou que não vê a presença do ex-comandante do Flamengo como uma ameaça ao seu trabalho, apesar de Jesus estar sem clube atualmente e ser um dos maiores ídolos recentes da torcida rubro-negra.
Durante sua passagem pelo Flamengo entre 2019 e 2020, Jorge Jesus comandou a equipe em 58 partidas, acumulando 44 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas. O desempenho lhe garantiu o melhor aproveitamento de um treinador do clube no século XXI, com impressionantes 81,6% dos pontos conquistados.
Além dos números expressivos, o português marcou época ao conquistar cinco títulos pelo Rubro-Negro: Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.
Seu trabalho mais recente foi à frente do Al-Nassr, onde levantou o título nacional comandando a equipe liderada por Cristiano Ronaldo. Atualmente sem clube, Jorge Jesus segue com o nome frequentemente citado entre os possíveis candidatos para assumir a Seleção de Portugal após a próxima Copa do Mundo.