João Luis Jr.: “Lista de Tite comprova que a CBF não se importa com os clubes brasileiros”

A Copa do Brasil é, tanto por sua natureza quanto por esforço da organização, provavelmente a competição mais emocionante do futebol brasileiro. Maior torneio mata-mata com times nacionais, ela atualmente não apenas oferece mais em premiação do que a própria Libertadores como é especialmente planejada para privilegiar os melhores times do Brasil, que já entram em fases avançadas da competição, o que garantiu semifinais do tamanho de Flamengo x Corinthians e Palmeiras x Cruzeiro. Quatro das mais tradicionais e mais fortes equipes do país disputando um título valioso simbólica e financeiramente, em estádios lotados, tudo isso organizado, planejado e com as datas escolhidas pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF.

CBF a mesma instituição que, através do seu treinador Tite, anunciou nessa sexta-feira sua lista de convocados para os primeiros amistosos da Seleção Brasileira após a Copa de 2018, contra Estados Unidos e El Salvador, que serão realizados durante as datas FIFA, dias tradicionalmente reservados para confrontos entre seleções, onde os clubes tem a obrigação de ceder seus jogadores para seus países. Os jogos da Seleção Brasileira ocorrerão nos dias 7 e 11 de setembro, nos Estados Unidos, com os atletas se apresentando no dia 2 para o período de preparação pré-jogo. A primeira partida das semifinais da Copa do Brasil? Bem, ela acontece no dia 12 de setembro.

Se você notou algo de estranho, se você notou alguma informação que não bate, se você viu que algo aí está confuso, você tem razão. Sim, a CBF, que organiza a Copa do Brasil e comanda a Seleção Brasileira, marcou sim as semifinais de uma de suas mais importantes competições para o mesmo período em que espera que seus melhores atletas estejam à serviço da seleção, fazendo com que 3 dos 4 times que disputarão as semifinais da Copa do Brasil tenham que, ao menos em tese, obrigatoriamente ceder jogadores para o time de Tite. Cruzeiro cederia seu melhor zagueiro, Dedé; Corinthians ficaria sem seu lateral direito titular, Fagner; e o Flamengo perderia aquele que hoje é seu mais importante jogador, Lucas Paquetá.

Claro que soluções podem ser buscadas. Os jogadores podem voltar ao Brasil em voos fretados logo após a partida, os clubes podem preparar esquemas logísticos para acelerar a chegada dos atletas, as convocações podem ser negociadas com a confederação de alguma maneira. Mas em linhas gerais, quando você analisa convocação e percebe que baseado no que conhecemos de Tite nenhum dos jogadores foi chamado para ser titular, a realidade é que a CBF simplesmente decidiu tirar 3 dos mais importantes jogadores de 3 dos mais importantes clubes de uma das competições mais importantes do Brasil para que eles pudessem ficar sentados no banco de reservas durante um amistoso contra a poderosa seleção de El Salvador, a 72ª colocada do ranking FIFA. E se isso não for o mais puro descaso com os clubes, o torcedor e o futebol brasileiro como um todo, é no mínimo um exemplo absurdo de falta de organização.

Fico feliz pela convocação de Paquetá, claro. Já um grande jogador com apenas 20 anos, só o futuro irá dizer o quão alto o nosso meia pode chegar se somar sua habilidade natural com a experiência e seriedade que só o tempo pode oferecer. Mas é no mínimo absurdo que uma convocação para o selecionado nacional, algo que antes era motivo de orgulho para qualquer torcedor, se torne um problema para o clube pelo simples fato de que a CBF não se importa o bastante com os times brasileiros para realizar o esforço mínimo de organizar decentemente o calendário ou não convocar para jogos inúteis da seleção jogadores que estariam disputando partidas decisivas por seus clubes.

Reprodução: João Luis Jr. | Blog Isso Aqui é Flamengo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/08/joao-luis-jr-lista-de-tite-comprova-que-a-cbf-nao-se-importa-com-os-clubes-brasileiros/

Share this content: