Apostando na manutenção da base do time que foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022, o Flamengo tem, atualmente, um elenco repleto de ‘medalhões’. Dentre as figuras com maior experiência, está o zagueiro David Luiz, de 36 anos. Com contrato até o fim do ano, o camisa 23 tem cláusula para renovação automática, ligada diretamente à quantidade de jogos disputados. No entanto, a partida desta quarta-feira (10), contra o Goiás, não contará para o defensor.
Para acionar o termo do contrato, David Luiz precisa atingir a marca de 45 minutos jogados em ao menos 20 partidas da temporada. No embate frente ao Goiás, o jogador foi acionado aos 22 do segundo tempo, sendo assim, não bateu a meta estipulada no contrato.
⚠️ O jogo contra o Goiás NÃO contará para a renovação automática de David Luiz.
A cláusula conta apenas para partidas em que o zagueiro disputar ao menos 45 minutos. Nesta quarta, ele foi acionado aos 22' do 2°T.
A cláusula será cumprida quando o zagueiro bater a meta em 20…
— Vitor Beloti (@vitorbeloti16) May 11, 2023
Apesar da aparição nesta partida não ter contado, a tendência é que David Luiz consiga a renovação com o Flamengo sem grandes complicações. Isso porque, até então, o atleta já soma 17 jogos na conta, faltando assim apenas três para a cláusula de renovação automática ser acionada. Quando a meta for cumprida, o zagueiro ganhará mais um ano de contrato com o Rubro-Negro, indo assim até o fim de 2024.
Vale destacar, aliás, que David Luiz é bem avaliado pelo técnico Jorge Sampaoli. Com a versatilidade de jogar dos dois lados da zaga, junto à postura ousada na saída de bola, o atleta conseguiu ganhar pontos com a comissão técnica, que tem a ideia de ‘construir o jogo desde a defesa’. Atualmente, além de David, o Fla conta atualmente com outros quatro zagueiros no elenco: Léo Pereira, Fabrício Bruno, Pablo e Rodrigo Caio.