Jornalista sugere mudança do nome do Ninho do Urubu

O jornalista Juca Kfouri publicou nesta quarta-feira (20), em seu blog, uma crônica em que sugere a mudança do mascote no nome do CT do Flamengo, o Ninho do Urubu. Para ele, apesar de ser uma marca rubro-negra, toda vez em que se falar neste nome, a lembrança da tragédia que deixou dez meninos mortos virá a mente de quem ouvir.

Confira a publicação de Juca na íntegra:

“O urubu surgiu na vida do Flamengo fruto do preconceito de quem se insurgia contra a presença negra na torcida mais popular do Rio de Janeiro. Em 1969, um urubu com a camisa rubro-negra, levado por um botafoguense ao Maracanã, caiu no gramado antes do clássico começar.

Naquela tarde o Flamengo voltou a vencer o Botafogo depois de nove jogos sem ganhar e o genial cartunista Henfil, no Jornal dos Sports, adotou a ave como mascote no lugar do até então americanizado Popeye. A Nação assumiu e o que era odioso virou simpática marca registrada.

Pois bem. Está na hora de abandonar o urubu. Cada vez que aparece a foto da entrada do Ninho do Urubu é impossível não associá-lo ao sentimento macabro da tragédia acontecida ali. Que se mude o nome para Ninho dos Heróis e o urubu dê lugar a um menino com a camisa do Flamengo. É a modesta sugestão de um jornalista corintiano.”

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/03/jornalista-sugere-mudanca-do-nome-do-ninho-do-urubu/

Share this content: