José Boto solicitou a palavra após o ‘escândalo’ envolvendo a arbitragem na partida entre Flamengo e Estudiantes (ARG). Embora o Rubro-Negro tenha saído vitorioso, com um placar de 2 a 1, houve diversos motivos para queixas em relação ao árbitro colombiano Andrés Rojas. O juiz se tornou o foco da partida e recebeu severas críticas do dirigente português.
🗣️ ‘O que ocorreu aqui hoje foi uma vergonha, um escândalo […] Vamos nos posicionar oficialmente, pois o que aconteceu aqui é inaceitável.’
— Solicito à Conmebol que examine atentamente o que ocorreu no decorrer da partida. Um pênalti a nosso favor foi convertido em expulsão do Plata, o que não apenas nos prejudica nesta partida, mas também nos afetará no jogo de volta. No lance do gol deles, a bola toca no braço do jogador do Estudiantes. Isso não pode ser mera coincidência. Mais uma vez, uma equipe que detém muito mais posse de bola e se mostra mais ofensiva acaba recebendo mais cartões amarelos do que a outra equipe —, declarou José Boto.
— Um atleta do Estudiantes cometeu uma falta bastante grave sobre o Arrascaeta no primeiro tempo, e o árbitro não aplicou nem mesmo o cartão amarelo. E isso deveria resultar no segundo amarelo. Para nós, transformam um pênalti em expulsão de um de nossos jogadores. Considero que é algo escandaloso e vergonhoso, na principal competição da América do Sul, continuarmos testemunhando tais situações. Exijo atenção da parte deles, da Conmebol, para o jogo de volta, pois isso não pode se repetir. É fundamental que alguém venha aqui e se pronuncie. Foi um escândalo o que ocorreu ali dentro —, acrescentou o dirigente do Flamengo.
Além de todos os pontos levantados por Boto, a expulsão de Plata teve um impacto direto no resultado. O Flamengo estava a caminho de uma vitória tranquila por 2 a 0. Contudo, com o cartão vermelho ao equatoriano, o panorama da partida mudou.
Diante disso, o Estudiantes se lançou ao ataque e conseguiu marcar um gol nos acréscimos, por meio de Guido Carrillo. No início da partida, Pedro e Varela garantiram a vantagem para o Flamengo. Assim, o Mengo precisará apenas de um empate na próxima quinta-feira (25), em La Plata, para avançar às semifinais da Libertadores.
Publicado em colunadofla.com