Quase quatro meses depois do incêndio que matou 10 jogadores da base do Flamengo no Ninho do Urubu, na maior tragédia da história do clube, a Justiça autorizou nesta sexta-feira a liberação completa do CT, que estava parcialmente interditado desde fevereiro. A decisão do juiz Pedro Henrique Alves, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, homologa o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público e anula o processo de 2015 sobre as condições do local.
O Flamengo já havia entrado em acordo em audiência com o Ministério público na última terça-feira e aguardava apenas a oficialização. Agora, o MP acompanhará de perto as instalações, e o clube poderá utilizar o CT para todas as atividades, incluindo pernoite, alojamento e concentração desde a base até o profissional, que ainda não estreou a concentração no novo módulo.
– Desde que aconteceu o episódio e o fechamento do CT, trabalhamos incessantemente para legalizar toda estrutura e conseguimos o reconhecimento pelo MP e pelo juiz que realmente temos uma estrutura de alto nível, uma hotelaria preparada para receber as pessoas – afirmou o vice-presidente geral e jurídico do clube, Rodrigo Dunshee de Abranches, que defendeu a estrutura:
– O que aconteceu foi um acidente lastimável, mas de forma alguma um descaso do Flamengo. Era uma estrutura provisória, sem o conforto de hoje em dia, mas capaz de receber as crianças. Estamos virando uma página triste da nossa história. É importante informar o torcedor de que o que foi fechado está reaberto .
Incêndio no dia 8 de fevereiro matou 10 jogadores das categorias de base do Flamengo — Foto: Infoesporte
Corpo de Bombeiros, Secretaria de Urbanismo e Vigilância Sanitária também tiveram pendências incluídas no trato após a audiência. O documento final conta com detalhes minuciosos impostos por cada órgão para que o Ninho cumpra todas as medidas de seguranças. Entre as medidas, a obrigatoriedade para o clube de manter dois monitores no CT durante a noite.
No acordo, o MP e órgãos competentes aceitaram os argumentos do Flamengo de que já oferece aos menores no espaço que era destinado aos profissionais alimentação equilibrada, tratamento de saúde e dentário, acompanhamento pedagógico, assistência social e todas as exigências existentes.
A liberação da presença de menores de 18 anos é recente e apenas há duas semanas as categorias de base voltaram a usar a estrutura do local. Como previsto antes da tragédia, os jovens agora ocupam a estrutura próxima ao campo 5, que pertencia aos profissionais até o início de 2019.
O GloboEsporte.com vai transmitir em vídeo ao vivo para o Brasil inteiro o jogo entre Flamengo e Athletico-PR, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).
Confira a íntegra da sentença abaixo:
— Foto: Divulgação
— Foto: Divulgação
— Foto: Divulgação
— Foto: Divulgação
Seja Sócio-Torcedor e garanta seu ingresso com desconto e antes de todo mundo. Faça o Flamengo mais forte