A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou o recurso do Ministério Público e anulou a Assembleia Geral da CBF, realizada em março de 2017 que mudou as regras eleitorais da entidade. Com isso, automaticamente também foi anulada a eleição ocorrida em 2018 que elegeu Rogério Caboclo.

A decisão, vencida por 2 votos a 1, recolocou o presidente do Flamengo Rodolfo Landim e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, como interventores da CBF. A dupla, agora, tem um mês para realizar nova Assembleia para definir as novas regras da eleição. Em seguida, eles terão mais um mês para promover o pleito que irá escolher o novo presidente da entidade.

Em julho, dias após Rogério Caboclo ter sido afastado da presidência da CBF sob a acusação de assédio sexual, o juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, atendeu ao pedido do MP e anulou a Assembleia-Geral onde aconteceu a eleição. Ele ainda nomeou Landim e Carneiro Bastos como interventores.

Entretanto, a CBF recorreu, e no dia em que os interventores assumiriam, o desembargador Luiz Umpierre de Mello Serra suspendeu a decisão de primeiro grau. O processo voltou à pauta da 19ª Câmara na semana passada, para ser analisado em segundo grau (por um corpo de três desembargadores). Um deles votou a favor da CBF. Mas o outro pediu vistas, o que adiou a definição para esta terça.