Libertadores: as 18 finais que aconteceram no Brasil

Libertadores: as 18 finais que aconteceram no Brasil

​Se em 2019 a decisão da Libertadores da América (a primeira em jogo único) será em Santiago do Chile, em 2020 ela acontecerá no Brasil, com o ​Maracanã sendo o palco da partida. Pois, se você não sabe, a principal competição sul-americana já conheceu seu campeão em território brasileiro em 18 oportunidades. Vamos lembrar quais são elas?

aqui e siga o 90min no Instagram!

1961

FBL-URUGUAY-PENAROL-NACIONAL

A final foi entre Palmeiras e Peñarol, mas o titulo ficou com os uruguaios, que venceram em casa por 1 a 0 e garantiram um empate por 1 a 1 no Pacaembu para levantar a taça.

1983

Gremio v Internacional - Brazilian Serie A

Dessa vez o título foi brasileiro. O Grêmio empatou também com o Peñarol em Montevidéu por 1 a 1 e venceu no Olímpico por 2 a 1 para garantir seu primeiro título.

1992

Sao Paulo v America MG - Brasileirao 2018

O primeiro título do São Paulo também foi diante de sua torcida. Após dois empates por 1 a 1, o duelo do Morumbi foi para os pênaitis, com o Tricolor ganhando por 3 a 2.

1994

Velez Sarsfield v Boca Juniors - Copa de la Superliga 2019

O São Paulo buscava o tricampeonato, mas dessa vez quem se saiu melhor foi o Vélez Sarsfield, da Argentina. Após cada time vencer um duelo (ambos por 1 a 0), a partida no Morumbi foi para os pênaltis, e os gringos fizeram 5 a 3.

1997

Cruzeiro v Deportivo Lara - Copa CONMEBOL Libertadores 2019

O Cruzeiro garantiu seu segundo troféu no Mineirão batendo o Sporting Cristal, do Peru, por 1 a 0. No duelo de ida, fora de casa, havia conseguido um empate sem gols.

1999

FBL-BRAZIL-MARCOS- FAREWELL

O Palmeiras levantou sua única taça da Libertadores até hoje no Palestra Itália. Após perder por 1 a 0 fora de casa, fez 2 a 1 diante de sua torcida e deu a volta olímpica após ganhar nos pênaltis por 4 a 3. O adversário foi o Deportivo Cali, da Colômbia.

2000

SOC-LIBERTADORES-BOCA CHAMPION

O Palmeiras estava novamente na final, mas dessa vez quem ficou com o troféu foi o Boca Juniors, da Argentina. Após dois empates (2 a 2 e 0 a 0), o duelo no Morumbi foi para os pênaltis, com os argentinos ganhando por 4 a 2.

2002

Julio Cesar Enciso

O surpreendente São Caetano, por pouco, não conquistou o continente. Havia vencido o Olimpia, no Paraguai, por 1 a 0. No entanto, acabou derrotado por 2 a 1 no Pacaembu e, nos pênaltis, viu o rival fazer 4 a 2 e dar a volta olímpica.

2003

Guillermo Schelotto (C) of Argentina's B

O Boca Juniors não deu nem chance para o Santos. Venceu na Argentina por 2 a 0 e no Morumbi por 3 a 1 para garantir mais um troféu.

2005

Sao Paulo's captain Rogerio Ceni (C), su

Na primeira final entre brasileiros da história, deu São Paulo diante do Athletico-PR. Houve empate por 1 a 1 no jogo de ida, que foi disputado em Porto Alegre, e na volta o Tricolor fez a festa no Morumbi aplicando 4 a 0.

2006

Amid a cloud of confetti, Intenacional's

Foi novamente uma final brasileira, e o Internacional se sagrou campeão pela primeira vez. Após ganhar por 2 a 1 do São Paulo no Morumbi, empatou em 2 a 2 no Beira-Rio e ergueu a taça.

2007

Boca Juniors team captain Martin Palermo...

O Boca Juniors fez novamente um estrago no Brasil. Já havia vencido o Grêmio por 3 a 0 na partida de ida, na Bombonera, e aplicou 2 a 0 no Olímpico para sacramentar a conquista.

2008

Ecuador's players Liga of Quito hold the

O Fluminense tinha tudo na mão para ser campeão, mas a LDU, do Equador, tratou de estragar a festa. Após o Tricolor vencer por 3 a 1 no Maracanã (a partida de ida havia sido 4 a 2 para o rival), levou também 3 a 1 nos pênaltis e entristeceu sua torcida.

2009

Argentinian Estudiantes de La Plata's te

Seria o tricampeonato do Cruzeiro, mas o Estudiantes de La Plata conseguiu vencer por 2 a 1 em pleno Mineirão e garantir o troféu. Na Argentina, o duelo de ida havia sido 0 a 0.

2010

Internacional v Chivas Guadalajara - 2010 Copa Santander Libertadores

O Inter chegou ao bicampeonato. Enfrentando o Chivas Guadalajara, do México, ganhou por 2 a 1 fora de casa e por 3 a 2 no Beira-Rio.

2011

(FILES) Brazil's Santos capitain Edeu Dr

Com Neymar e Ganso, o Santos conquistou o tri ao bater o Peñarol por 2 a 1, no Pacaembu. Em Montevidéu, o duelo de ida havia terminado com um empate em 0 a 0.

2012

Brazil's Corinthians teammates celebrate

O Corinthians, enfim, conquistou sua tão sonhada Libertadores. Ao trazer para o Pacaembu um empate por 1 a 1 obtido em Buenos Aires, aplicou 2 a 0 no Boca Juniors e se sagrou campeão.

2013

FBL-LIBERTADORES-ATMINEIRO-OLIMPIA-FINAL

Foi o ano do Atlético-MG. Contra o Olimpia, do Paraguai, devolveu no Mineirão o 2 a 0 do duelo de ida e, nos pênaltis, fez 4 a 3 para ficar com a taça pela primeira vez.



Canal no Telegram: Clique aqui e faça parte do nosso canal para receber todas as notícias em primeira mão.