Lista GE: oito momentos marcantes em Corinthians x Flamengo no Brasileirão

Corinthians e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena, em Itaquera, pela 11ª rodada do Brasileirão e, antes do confronto, o GloboEsporte.com relembra oito momentos marcantes em duelos entre os dois clubes no torneio nacional. De Sócrates a Petkovic e do Pacaembu ao Maracanã, viaje pelo tempo na Lista GE abaixo.

+ Veja a tabela do Brasileirão

1984: "despedida" de Sócrates

O último jogo de Sócrates com a camisa do Corinthians aconteceu há 35 anos, em partida amistosa contra o Santos da Jamaica, no Estádio Nacional de Kingston. Antes disso, porém, o ex-jogador, um dos principais líderes da Democracia Corinthiana, fez sua última partida oficial com a camisa do Timão justamente em duelo contra o Flamengo.

Sócrates em duelo com Mozer no Brasileirão de 1984 — Foto: Sidney Corrallo/Estadão Conteúdo

Falecido em 4 de dezembro de 2011, Sócrates, atuou para 115.002 mil pessoas no Morumbi em vitória do Corinthians por 4 a 1, em 6 de maio de 1984 – após derrota por 2 a 0 no jogo de ida, o Timão se classificou às semifinais do Brasileiro. Foi o maior público do Timão na história dos campeonatos nacionais.

Em 1984, Corinthians vence Flamengo por 4 a 1 pelo Campeonato Brasileiro

1991: A falta de Neto

Em 5 de maio de 1991, o ex-meia Neto marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira. Em partida contra o Flamengo pelo Brasileirão daquele ano, o ex-jogador cobrou falta pela direita de muito longe e ajudou o Timão a vencer por 3 a 2.

Em 1991, Corinthians vence o Flamengo por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro

1993: Casagrande no Pacaembu

No Brasileirão de 1993, Casagrande foi ovacionado pela Fiel no Pacaembu em seu reencontro com o Corinthians. À época jogador do Flamengo, o hoje comentarista da TV Globo viu o Rubro-Negro perder por 1 a 0, mas gravou na memória um dos momentos mais marcantes de sua carreira como jogador de futebol, conforme depoimento reproduzido pelo GloboEsporte.com em setembro do ano passado.

Em 1993, melhores momentos de Corinthians 1 x 0 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro

2009: liderança rubro-negra em Campinas

Campeão brasileiro em 2009, o Flamengo assumiu a liderança do torneio na penúltima rodada, justamente em duelo contra o Corinthians, em Campinas, roubando a posição que até então era do São Paulo. A partida aconteceu no Brinco de Ouro da Princesa a mando da Polícia Militar, já que o Palmeiras jogaria em seu estádio no mesmo dia.

Os gols de Corinthians 0 x 2 Flamengo pela 37ª rodada do Brasileirão 2009

2011: a despedida de Petkovic

Campeão brasileiro com o Flamengo em 2009 e antes bicampeão carioca (2000 e 2001), o sérvio Dejan Petkovic, hoje comentarista do Grupo Globo, despediu-se dos gramados em 2011, em partida contra o Corinthians. Durante o empate em 1 a 1, o ex-jogador recebeu placa da então presidente Patrícia Amorim e chegou a dar uma volta olímpica no Engenhão.

Os gols de Flamengo 1 x 1 Corinthians pela 3ª rodada do Brasileirão 2011

2014: Fiel se despede do Pacaembu

Com a presença de mais de 39 mil pessoas, o Corinthians se despediu do Pacaembu, carinhosamente apelidado pela Fiel de "Saudosa Maloca", com vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo.

Melhores momentos: Corinthians 2 x 0 Flamengo pela 2ª rodada do Brasileirão 2014

Gil, hoje titular da zaga do Timão, e Guilherme marcaram os gols da vitória em dia de bonita festa da torcida corintiana antes da mudança à Arena, em Itaquera, que seria inaugurada menos de um mês depois da partida contra o Flamengo.

Corinthians se despediu do Pacaembu em jogo contra o Flamengo — Foto: Rodrigo Coca/Foto Arena/Agência Estado

2016: Fagner e a lesão de Ederson

Em 3 de julho de 2016, Ederson sofreu uma grave lesão na perna direita após entrada dura do lateral-direito Fagner em partida do Campeonato Brasileiro daquele ano na Arena, em Itaquera. O meia ficou mais de nove meses sem jogar. No lance, o árbitro Heber Roberto Lopes ainda acabou por expulsar Zé Ricardo, então técnico rubro-negro, por reclamação.

Atualmente sem clube, Ederson se despediu do Flamengo em julho do ano passado, após tratar de um tumor no testículo. O meia também deu uma pausa na carreira para fazer um tratamento definitivo no joelho direito, após passar os últimos anos com dores na região depois da lesão.

Fagner dá entrada dura em Ederson e Zé Ricardo é expulso dos bancos aos 41′ do 1º tempo

2018: a pior derrota da Arena

A 28ª rodada do Brasileirão do ano passado marcou a pior derrota do Corinthians em sua Arena desde a inauguração, em 2014: 3 a 0. Até então, placares com limite máximo de dois gols de diferença. O resultado ainda encerrou um tabu para os cariocas, que não venciam o adversário fora de casa desde 2009. Lucas Paquetá marcou dois dos três gols rubro-negros.

Lucas Paquetá comemora gol marcado em partida contra o Corinthians — Foto: Agência Estado

Fonte: https://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/lista-ge-oito-momentos-marcantes-em-corinthians-x-flamengo-no-brasileirao.ghtml

Share this content: