8. Santos – 8 jogadores
Um dos melhores times do Brasil tem pouquíssima experiência em Libertadores. No jovem elenco atual do Santos, apenas 8 atletas disputaram a competição previamente: Thiago Ribeiro (lidera em atuações), Leandro Donizete, Copete, Renato, Ricardo Oliveira, Vecchio, David Braz e Vladimir Hernandez.
7. Chapecoense – 8 jogadores
Após a reestruturação, a Chape vai estrear em Copas Libertadores com um elenco também pouco experiente na competição: Wellington Paulista, Diego Renan, Zeballos, Dodô, Luiz Antônio, Reinaldo, Apodi e Artur são os únicos jogadores do Verdão do Oeste com participações anteriores.
6. Botafogo – 8 jogadores
Os confrontos contra Colo-Colo e Olimpia pela pré-Libertadores foram o primeiro contato da maioria do elenco com a competição. Apenas 8 atletas, incluindo os goleiros Jefferson e Gatito, disputaram partidas de Copa: Canales, Aírton, Gílson, Joel, João Paulo e Roger.
5. Atlético-PR – 9 jogadores
Um dos mais experientes em Libertadores no Atlético-PR é o treinador, Paulo Autuori, campeão em 2 edições. Dentre atletas, os que mais jogaram a competição foram Lucho González (37 partidas e 1 título) e o lateral Jonathan (38 partidas e 1 título).
4. Flamengo – 16 jogadores
No meio da lista está o Flamengo. O clube carioca conta com 16 jogadores que já atuaram na Libertadores, sendo o mais experiente deles o zagueiro Réver, campeão em 2013. Pará, Damião, Conca e Berrío completam o top5 do rubro-negro.
3. Atlético-MG – 19 jogadores
Iniciando o top-3, temos o Galo com 19 atletas. Fred, Elias, Robinho e Victor são as grandes estrelas do time, e todos já possuem experiência na competição. Mas o mais veterano do elenco atleticano é o zagueiro Leonardo Silva, com 64 jogos e 7 participações.
2. Palmeiras – 21 jogadores
Candidato ao título da Libertadores 2017, o Palmeiras fica com a 2ª posição neste ranking. São 21 atletas com experiência prévia, incluindo os atuais campeões Borja e Guerra. O último, inclusive, é o jogador deste elenco com mais atuações na competição: 40.
1. Grêmio – 23 jogadores
Lideradores por Renato Gaúcho (campeão como jogador em 1983 e vice como treinador em 2008), o elenco gremista é o com mais rodagem em Libertadores. Dos 23 atletas que já participaram da competição, Léo Moura é o mais veterano deles, com 36 atuações.