A disputa de pênaltis é um momento crítico, e a situação se repete quando um jovem oriundo da base se apresenta para a cobrança e acaba errando. Essa descrição se aplica tanto a Tita, que falhou em sua cobrança na final do Campeonato Carioca de 1977 contra o Vasco, quanto a Wallace Yan, que também não teve sucesso na Copa do Brasil diante do Atlético-MG. Essa coincidência gerou comentários do Maestro Junior, que esteve em campo há 38 anos. O ‘Capacete’ pediu paciência ao atual camisa 64 e ofereceu uma sugestão para que Filipe Luís ‘recupere’ o jovem jogador.
“Hoje, ao ver a repercussão do pênalti perdido por Wallace Yan no jogo de ontem (quarta, 06), recordei uma situação que vivi em 1977. A circunstância é muito semelhante à de Tita. Um garoto como Wallace, iniciando sua trajetória profissional, errou um pênalti em uma final de Taça Guanabara. Todos os comentários que li, ouvi e até mesmo me fizeram perguntas são exatamente iguais! ‘Ele não deveria ter batido, havia jogadores mais experientes, isso pode prejudicá-lo com a torcida, etc’. Naquele dia, após a perda do pênalti e da final, toda a equipe se reuniu em um restaurante no Arpoador para apoiar e dar suporte ao jovem que, quatro anos depois, se tornaria campeão de tudo pelo clube!”, escreveu Junior em seu Instagram.
“Ele se tornou um dos jogadores mais importantes nas conquistas! Aquela demonstração de apoio naquele dia foi, talvez, o pontapé inicial para a era de ouro do clube, que começou em 78 e se estendeu até o tri Brasileiro de 1983. Espero que o clube, por meio de Filipe Luís e sua comissão técnica, tenha as mesmas preocupações que tivemos, lideradas pelo capitão Coutinho e Domingo Bosco, para não perder um jovem que já demonstrou potencial para se tornar um ‘novo’ Tita pela qualidade do jogo, pela sua atitude provocativa e pelas conquistas que ainda podem vir”, acrescentou o Maestro.
Em síntese, em 1977, Tita tinha apenas 19 anos, um a menos do que Wallace Yan atualmente. Naquele período, o camisa 7 do título mundial de 81 enfrentou críticas da torcida após perder um pênalti nas mãos do goleiro Mazzarópi, mas conseguiu se recuperar e fez história no clube. Agora, o atacante do time de Filipe Luís busca trilhar o mesmo caminho e conquistar títulos.
Se Tita começou a brilhar a partir de 78, na ‘Geração de Ouro’ que se estendeu até 83, Wallace Yan pode ter a chance de reverter a situação antes. Isso porque, em 2025, o jovem ainda poderá conquistar o Brasileirão e a Copa Libertadores. Inclusive, o Mengão entrará em campo na competição nacional neste sábado (09), a partir das 18h30 (horário de Brasília), enfrentando o Mirassol no Maracanã.
Publicado em colunadofla.com