O Flamengo possui milhões de apaixonados pelo mundo a fora
A Nação Rubro-Negra segue mostrando muita força, e o Flamengo continua sendo uma das maiores potências do mundo. Nesse sentindo, lidera com folga ranking dos top-10 clubes com mais associados do futebol brasileiro.
A boa fase do Flamengo é refletida em campo, e isso, sem dúvidas, tem reação fora dele. Atual campeão da Libertadores de forma invicta e da Copa do Brasil, o Rubro-Negro carioca ocupa a primeira colocação em ranking atualizado de sócios-torcedores. Os números foram levantados pelo Ataque Marketing Esportivo. Líder, o Mengo é seguido por três clubes, sendo dois de fora do eixo Rio-São Paulo: Internacional (81.413), Palmeiras (75.211), Atlético-MG (74.407).
Confira o top-10 abaixo:
Voltamos com o Ranking. Hoje, com os 10 maiores do Brasil em dezembro.
IMPORTANTE: Em junho de 2022, O Globo noticiou que Corinthians teria 154 mil sócios e Grêmio 60 mil sócios – além de outros times. Porém, levamos em conta os números atualizados recentemente. pic.twitter.com/YljgJyFD64
— Ataque Marketing Esportivo (@AtaqueMarketing) December 7, 2022
Vale ressaltar que Corinthians e Grêmio não tinham números atualizados de sócios (até o momento da publicação), o que de acordo com o realizador do levantamento, deixaria o ranking confuso. A listam então, não conta com ambos os clubes. Além disso, Atlético-MG e Vasco da Gama, que chegaram a ultrapassar o Flamengo nos últimos anos, tiveram quedas acentuadas em 2022. Por isso, o Fla retomou a ponta.
O programa de sócio-torcedor ajuda a fortalecer o Flamengo, ou seja, é uma das principais fontes de receitas dos clubes. Os planos dão benefícios como prioridade e descontos na compra de ingressos, promoções em peças vendidas pelas lojas oficiais e possibilidade de participações em ações de marketing do Rubro-Negro. Quanto maior o número de adeptos, mais dinheiro injetado no crescimento do time.