O final feliz da conturbada relação de Isla com a torcida do Flamengo não necessariamente chegou com a boa atuação diante do Barcelona (EQU), pela Libertadores. Mas a experiência vivida pelo lateral-direito, em seu primeiro jogo grande com torcida, foi importante para retomar a confiança e aliá-la a bons números colhidos pela comissão técnica. Que dão respaldo para a permanência do chileno como titular nos compromissos mais importantes.

Os dados que mais impressionam são físicos. Do elenco do Flamengo, Isla é, ao lado de Bruno Henrique, quem atinge maior potência no arranque. Em valores, supera os concorrentes da lateral, e compensa o fato de o titular do lado esquerdo, Filipe Luis, ter neste quesito um desempenho muito baixo. Isso explica o fato de o Flamengo atacar mais pela direita, e construir melhor o jogo pela esquerda.

Mas os dois alas precisam defender bem. E como sobe muito, Isla precisa recompor. Aí vem outra estatística. O jogador é dos que percorrem maiores distâncias nos jogos do Flamengo. Na média, chega a 12 quilômetros por jogo. E aguenta bem, sem se lesionar, entre três competições, diante de convocações em sequência para as Eliminatórias.

Na volta da última convocação, foi lançado em campo na Copa do Brasil contra o Grêmio, acabou expulso, e em seguida virou alvo de ataques em função da atuação na derrota para o clube gaúcho pelo Brasileiro. O jogador não soube lidar tão bem com as críticas e acabou apagando as fotos com a camisa do Flamengo, depois voltou com elas.

Ao notar que o lateral, mesmo experiente e com passagem na Europa, precisava de apoio, Renato Gaúcho o bancou na equipe para a Libertadores. Renato conversa praticamente todos os dias com ele, passa confiança e tranquilidade. Deixa claro que o que fará ele jogar ou não é o que entrega no dia a dia. A dedicação, a disciplina, e que isso não deixa a desejar.

Quando houve o “ataque virtual”, Renato ligou para o diretor Bruno Spindel e disse que precisavam dar apoio ao atleta. No dia seguinte, falou para Isla que ele é importante para o grupo e que está à disposição para ajudar no que for preciso. E que todo mundo precisa dele bem, forte mentalmente.