O Flamengo se prepara para mais um jogo com clima de decisão na temporada de 2019. Após tropeçar por duas vezes e desperdiçar a chance de se classificar antecipadamente para a fase de oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Rubro-Negro vai ao Uruguai para encarar o Peñarol, em duelo que fundamental para definir quem passará de fase. No entanto, o retrospecto da equipe da casa também não é favorável nos últimos anos, como descreveu o jornal “El observador”
Na edição desta terça-feira (07), o periódico destacou o retrospecto ruim do Peñarol na principal competição do continente. Nos últimos 18 anos, o Aurinegros ficaram de fora da Libertadores em cinco edições. Em outras duas, caíram ainda na fase de pré-Libertadores. Das 11 restantes, em nove a equipe não conseguiu avançar ao mata-mata da competição. Não a toa, a fase passou a ser chamada de “maldição do século”.
Contudo, o Flamengo também não pode se gabar de um bom aproveitamento na competição sul-americana. Dentre os clubes brasileiros, o Rubro-Negro é o que foi eliminado mais vezes na fase de grupos da competição. A última delas em 2017, quando apenas uma dentre nove combinações de resultados eliminaria o Fla, e mesmo assim a equipe caiu.
SITUAÇÃO DO GRUPO
Com nove pontos conquistados, o Flamengo lidera o Grupo D por conta do saldo de gols, uma vez que tem a mesma quantidade de pontos do Peñarol, adversário desta quarta (08). A LDU aparece no terceiro lugar, com dois a menos que o Fla. No entanto, o desafio da equipe equatoriana é considerado o mais fácil da rodada: o time vai encarar o San José, lanterna da chave, em casa. Os dois jogos estão marcados para a mesma data e horário, com previsão para serem iniciados às 21h30 – horário de Brasília.