Campeão mundial e maior ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira. Aos 60 anos, o ‘El Pibe de Oro’ por pouco não escreveu sua história também nos gramados brasileiros. Na década de 1990, quando o camisa 10 já havia levado o país vizinho ao título da Copa do Mundo de 1986, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo tentaram trazê-lo — sendo que o alvinegro praiano chegou a ter a ajuda de Pelé.

Veja também: Pelé no Botafogo, no Grêmio e até no Real Madrid: histórias do Rei que não aconteceram por um triz

A história mais conhecida aconteceu em 1991, quando um possível retorno do craque ao continente para jogar no Flamengo tomou o noticiário. À época, a revista “Placar” fez reportagem afirmando que o rubro-negro ofereceu um projeto para comprar os direitos do argentino junto ao Napoli e ajudá-lo a reestruturar sua trajetória. Ele enfrentava o sobrepeso e vivia na mira das agências antidoping.

O Flamengo era o atual campeão da Copa do Brasil, mas tinha pouco dinheiro em caixa. Ao fim de 1990, perdeu duas peças fundamentais no elenco: o atacante Renato Gaúcho e o lateral Leonardo. O grande nome era Júnior, de 36 anos, e a chegada de Maradona era vista como possível.

Porém, por questões financeiras, a negociação com Maradona não avançou. Posteriormente, o craque argentino foi pego no antidoping e suspenso por 15 meses, mas isso não diminuiu o interesse de outros clubes brasileiros.

Maradona no Santos Foto: Reprodução

O Santos foi outro que se aproximou de Maradona, muito em função de Pelé, que ofereceu uma parceria para tentar contratá-lo. Segundo o “Estado de São Paulo”, a ideia inicial era tentar Raí, que estava no Paris Saint-Germain, mas ele não aceitou. Então, Maradona virou opção, já que cumpria suspensão por doping na Copa do Mundo de 1994.

Pelé queria levá-lo para sua empresa, a ‘Pelé Sports & Marketing’, que seria a detentora do passe do argentino e o negociaria com o Santos. O Rei ficaria responsável por pagar os salários de Maradona durante dois anos.

As conversas aconteceram, mas a negociação não avançou, pois ele queria receber mais do que o acordado. Ele acabou voltando ao Boca Juniors, onde se aposentou, em 1997.

x8466878_x720.jpg.pagespeed.ic.a7E8-KgANG Maradona já passou carnaval no Brasil e quase jogou por Flamengo, Santos e São Paulo
Maradona no Palmeiras Foto: Reprodução

Palmeiras com Parmalat e São Paulo tentaram

Após a suspensão de um ano e meio sofrida por Maradona, o Palmeiras apareceu como possível destino para o craque. Impulsionado financeiramente pela Parmalat, patrocinadora master do clube na época, diretor de esportes da empresa na América do Sul, José Carlos Brunoro, chegou a viajar para a Itália para negociar com o Napoli, segundo a ‘ESPN’.

As conversas chegaram a ser bem sucedidas e uma proposta de 5 milhões de dólares foi enviada. Porém, Maradona não se interessou a deixar a Europa naquele momento. Posteriormente, acertou com o Sevilla, da Espanha.

No final da década de 1990, o São Paulo tentou a contratação de Maradona. Segundo a ‘Folha de São Paulo’, o Tricolor Paulista tentou se aproveitar da época onde ainda vigorava a lei do passe e os jogadores ficavam presos aos clubes ou aos donos de seus passes.

Na época, a empresa de Pelé ficaria com o passe de Maradona e chegou a abir negociação com o São Paulo, mas não houve sucesso nas conversas. Hoje, Maradona treina o Gimnasia y Esgrima.

Carnaval no Brasil

Em 2006, Maradona fez sucesso no Rio. O craque argentino, que completa 60 anos nesta sexta-feira, foi uma das principais estrelas nos camarotes do Carnaval e brincou com os brasileiros. Na época, a expectativa para a Copa do Mundo da Alemanha fez o Pibe apostar no Brasil como campeão:

– O Brasil tem a equipe mais preparada. Tem um técnico de ponta e jogadores acostumados a ganhar – comentou Maradona, que aproveitou o desfile ao lado de personalidades.

Veja também: Pelé no Botafogo, no Grêmio e até no Real Madrid: histórias do Rei que não aconteceram por um triz

Maradona foi muito assediado e provocou tumulto ao chegar ao sambódromo. Os organizadores do camarote da cervejaria tiveram que fazer um cordão humano em volta dele para garantir sua chegada até um estúdio instalado no camarote.

xMaradona-em-camarote-do-carnaval-do-Rio-em-2006.jpg.pagespeed.ic.eKJ2O_NBQv Maradona já passou carnaval no Brasil e quase jogou por Flamengo, Santos e São Paulo
Maradona em camarote do carnaval do Rio, em 2006 Foto: Berg Silva

Outra passagem lembrada de Maradona no Rio foi em 1985, quando participou de um amistoso que celebrava o retorno de Zico, após uma temporada na Udinese. Ele aproveitou para conhecer as praias e jogar futevôlei.