Marcação alta: como funciona a arma do Flamengo para conter o ataque do Grêmio

Apenas seis gols tomados nos últimos quinze jogos. Três deles vindos de bola parada, como cobrança de pênalti ou falta. Se encanta pelo futebol bonito e ofensivo, o Flamengo de Jorge Jesus também tem suas armas na defesa – que serão testadas hoje, contra o Grêmio, às 21h45, em jogo válido pela Libertadores e com transmissão da Globo, SporTV e Globoesporte.com.

Essa consistência começa numa ideia que tem nome e sobrenome: marcação alta. Confira no vídeo uma explicação bem didática da marcação alta do Flamengo

Entenda como funciona a marcação alta do Flamengo

Você conseguiu observar que alguns movimentos do time se repetem? O conceito prega que atacantes e meias sejam os primeiros defensores do time, e devem cercar espaços e marcar os defensores do adversário. A defesa precisa acompanhar e avança muitas vezes ao meio-campo. Assim, o Fla atrapalha, força o erro e muitas vezes até criando chances de gol.

Como não lembrar do gol contra o Athletico, construído a partir dessa ideia?

Jorge Jesus – Flamengo x São — Foto: André Durão, GloboEsporte.com

Perceba que duas coisas se repetem no movimento dos jogadores:

  • O time marca o adversário que está com a bola com dois jogadores, criando o que se chama de superioridade numérica: ter mais jogadores do que o rival num determinado setor.
  • A linha de defesa avança junto com o ataque e intervém quando a pressão dá errado, afastando as jogadas parta evitar maior perigo.

E aí, como quebrar esse sistema bem executado e que vem garantindo grande segurança ao time? Tarefa para Renato Portaluppi nessa noite grandiosa.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2019/10/23/marcacao-alta-como-funciona-a-arma-do-flamengo-para-conter-o-ataque-do-gremio.ghtml

Share this content: