O Flamengo assegurou a segunda colocação do Campeonato Brasileiro após a vitória sobre o Cruzeiro, já que o Palmeiras soltou o grito de campeão ao triunfar sobre o Vasco, em São Januário. No entanto, apesar da campanha da equipe, o posto não foi comemorado pela torcida e encontrou resistência também na imprensa, com fortes críticas do comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN.
Segundo o jornalista, o vice-campeonato não pode ser comemorado pelo clube. Para ele, ter feito a melhor campanha da história do Rubro-Negro no Brasileirão de pontos corridos se deve, principalmente, à baixa qualidade dos adversários que o Fla enfrentou durante o torneio.
— Eu acho, realmente, que esse vice-campeonato do Flamengo tem que ser tratado como lixo. Pro Flamengo, não serve. Ou então, as pessoas perderam a noção do que é o Flamengo. Ser vice-campeão, para o Flamengo, não serve. Terceiro, quarto, vai para a Libertadores, é tudo a mesma coisa. Ser vice não serve. No ano passado, comemoraram um sexto lugar, e agora a alegação é de que é a melhor campanha da história dos pontos corridos. Melhor campanha em função do que? Da própria fragilidade do campeonato.
O Flamengo, a partir de agora, foca em seu último duelo da temporada, contra o Atlético-PR. Enquanto a equipe carioca não pode mais ganhar e nem perder posições, com a segunda colocação garantida ao final da competição, o time paranaense ainda tenta se garantir na Copa Libertadores da próxima temporada, torneio no qual o Mengo já está classificado para a fase de grupos. Os dois rubro-negros se enfrentam no próximo domingo (02), a partir das 17h (horário de Brasília), no Maracanã.