Melhor campanha pós-Copa leva São Paulo a título do primeiro turno; Flamengo é o 10º

O São Paulo de Diego Aguirre, Nenê, Diego Souza, Everton e companhia foi quem fez o melhor uso da paralisação do Brasileirão para a Copa do Mundo. Passadas sete rodadas após a retomada da competição, a equipe paulista venceu seis jogos e perdeu apenas um, o que lhe valeu um aproveitamento de 86% e o título simbólico do primeiro turno. Foram 12 gols marcados e cinco sofridos. Líder do Brasileirão antes do Mundial, o Flamengo agora tem apenas a décima performance no pós-Copa, com três vitórias, um empate e três derrotas. O aproveitamento do Flamengo, que era de 75% antes do Mundial, caiu para 48% depois da Copa.

Quando o campeonato parou, após a rodada #12, o São Paulo tinha o terceiro melhor desempenho (64%), empatado com o Atlético-MG, mas com um vitória a menos. O ataque, que tinha marca de 1,5 gol por partida até a Copa, passou à média de 1,71 gol nos sete jogos seguintes. A defesa também melhorou, passando de uma média de 0,92 gol sofrido por jogo para 0,71. Na ponta do lápis, a melhora defensiva de 23% foi superior ao crescimento do ataque de 14%. Consideradas todas as competições, o São Paulo venceu nove dos últimos 11 jogos e perdeu dois, aproveitamento de 82%.

A dupla gaúcha Gre-Nal divide a segunda melhor campanha do pós-Copa, embora nos critérios de desempate o Grêmio se coloque à frente por ter saldo de nove gols enquanto o Internacional tem saldo sete. Ambas as equipes venceram cinco, empataram uma e perderam uma, com aproveitamento de 76%. O Grêmio marcou 12 gols e sofreu três, enquanto o Inter fez 11 e levou quatro.

O Ceará ainda joga nesta segunda-feira, contra o Vasco em São Januário, mas sob o comando do técnico Lisca, no clube desde a rodada #10, a equipe passou do pior aproveitamento pré-Copa (14%) para o quinto melhor (61%) no pós-Copa. Mesmo que perca para o Vasco como visitante, o Ceará ainda contará com a sexta melhor campanha após a parada para a Copa, 52%, um indicador do bom momento da equipe na comparação com as demais.

O assunto foi abordado pela manhã no Redação SporTV. Veja no vídeo abaixo.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Leandro Silva, Roberto Maleson, Tatiana Zanatta e Valmir Storti

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/melhor-campanha-pos-copa-leva-sao-paulo-a-titulo-do-primeiro-turno-flamengo-e-o-10o.ghtml

Share this content: