Mentor no Canadá: Gilberto destaca tempo com Julio Cesar em Toronto

Para ficar em atividade para disputar a Copa do Mundo, o goleiro Julio Cesar acertou uma rápida transferência, por empréstimo, para o Toronto FC , do Canadá, em 2014. Ali, o técnico Luiz Felipe Scolari manteve sua opção um ano antes na Copa das Confederações e confirmou o arqueiro como titular no Mundial no Brasil. E quem jogou com Julio nos tempos de Major League Soccer, destaca a importância de tê-lo com companheiro.

E este é o caso do atacante Gilberto, ex-São Paulo, Vasco e Internacional, e que hoje defende as cores do Yeni Maltyaspor, da Turquia. Em sua primeira passagem longe do Brasil, em Toronto, o atacante encontrou ninguém mais ninguém menos do que o arqueiro. Ídolo do futebol e a quem Gilberto considera um verdadeiro mentor.

– Foi meu primeiro ano fora do Brasil, e vejo ele foi o mentor para mim. Me ensinou bastante coisas. Tava me estressando muito no começo. Não sabia como as coisas eram fora, a realidade, e ele me mostrou muita coisa. Me ensinou a ser uma pessoa e um profissional melhor. Aprendi que deveria chegar dentro horário. Ser o primeiro a entrar e o último a sair, como ele era. Mostrou que fazia bem a mim e ao clube – comentou o atacante, ao Lance!

Fora de campo, a convivência era ainda melhor. Gilberto era presença constante na casa da família de Julio Cesar e vice e versa. Tanto que o atacante leva consigo um enorme carinho por todos que fizeram parte deste momento no Canadá. Para ele, se não fosse o goleiro, a adaptação não seria fácil.

– Convivia demais ao lado dele. Passava na casa dele e brincava muito com o filho dele, jogando video game. Só lembranças maravilhosas, principalmente da época que ele ficou. Aí ele foi para a Copa e saiu – relembra, comentando a importância fora de campo do goleiro:

– Aprendi demais. Ele sempre passando tranquilidade e a liderança. Só de estar ali, ele representava bastante. Falei muito para ele lá que era muito fã e conhecer a família dele e ele me deixou mais fã. É um cara que merece tudo que conquistou e sem dúvidas nessa nova etapa vai ser muito feliz.

Questionado sobre quem é o goleiro, um dos maiores ídolos da história do Flamengo, e um dos melhores goleiros do Brasil de todos os tempos, Gilberto esmiuçou o caráter do eterno camisa 12.

– Ele é gênio, muito acima da média. Um cara excepcional, um líder, que não precisa falar tanto, quando fala, sempre tem coisas boas a dizer. Gosta muito de ajudar. Principalmente as pessoas mais novas, que ele vê que precisa de ajuda, ele sempre chama para perto dele. Faz por aqui que é importante. E foi assim que fiquei amigo dele e levo para sempre esse carinho – completou.

No futebol canadense, Julio Cesar atuou em apenas sete partidas e foi se aventurar em Portugal. Contudo, o pouco tempo por lá, foi fundamental para a adaptação de Gilberto. O atacante depois ainda atuou nos Estados Unidos, pelo Chicago Fire. E Julio foi seu verdadeiro mentor.

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/mentor-canada-gilberto-destaca-tempo-com-julio-cesar-toronto.html

Share this content: