Após o veto ao empréstimo de Ronaldo, Flamengo e Santos entraram em acordo pela ida do jovem Jean Lucas e o time alvinegro concluiu com sucesso o acerto com os agentes do volante de 20 anos. É o que informa os sites Gazeta Esportiva e Coluna do Flamengo.
A revelação da base rubro-negra foi emprestada por uma temporada ao Peixe devido a necessidade do Mengão em envolver um atleta na negociação que culminou na compra do atacante Bruno Henrique por R$ 23 milhões.
No início das conversas entre Flamengo e Santos, Jean Lucas e Ronaldo encabeçavam a lista de jogadores que poderiam sair emprestados. Jean era o preferido do Peixe, mas como havia chances de ser vendido à Europa, Ronaldo foi envolvido para ser cedido e uma longa novela por conta de salários foi iniciada.
Porém, algumas polêmicas causaram o insucesso nas conversas, o técnico Abel Braga pediu a permanência de Ronaldo devido aos bons treinos e a diretoria do Flamengo aceitou o pedido do Peixe pelo volante Jean Lucas para encerrar, de vez, o assunto.
O atleta de 20 anos foi promovido ao elenco principal do Mengão após conquistar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele disputou 23 jogos e chamou atenção do treinador Sampaoli, do Santos, pela boa marcação, qualidade com a bola nos pés e boa chegada ao ataque.